Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

Idade dos alunos:
Os alunos têm idades compreendidas entre os 12 e 13 anos.

Memória descritiva:
O projeto «muros com Vida» é lançado na década das Nações Unidas, na restauração dos ecossistemas (2021-2030), com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a preservação e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies. A pintura ao ar livre irá ser realizada exclusivamente dentro do recinto escolar (prede do pavilhão gimnodesportivo), enquadrada nos temas do ano Eco-Escolas, ou seja, a “Biodiversidade Preservar e Regenerar» e os espaços exteriores, No que concerne à Escola Básica 2,3 Dr. Ruy d`Andrade, no Entroncamento iremos proceder à pintura de uma das paredes laterais do nosso pavilhão escolar.
A pintura reflete um ecossistema terrestre que foi desenhada pelos alunos das turmas do 7ºano (H e J). Como o docente de educação visual ficou doente (Baixa Médica), ficou decidido na reunião do conselho de Eco-Escolas realizada no dia 25/05/2022, que iriamos todos fazer um esforço supérfluo para conseguir que o nosso objetivo final fosse concretizado dentro do prazo estipulado.
Assim logo que o Município nos forneça o material solicitado os alunos iniciarão o trabalho supervisionados por vários docentes da escola de diversas disciplinas.
O Município do Entroncamento irá contribuir para a implementação do projeto com a compra do seguinte material, tintas de várias cores: brancos, preto, amarelo, azul, castanho, rolos, pincéis etc.
Como se pode comprovar nas fotografias apenas conseguimos chegar à seleção da pintura, pois o colega da disciplina de Educação Visual, com já foi referido entrou de baixa médica, demorando muito tempo a ser substituído, vários alunos e docentes da escola, também estiveram doentes com a covid-19. Não obstante estes factos o Município só nos forneceu o material, no passado dia 9 de junho, praticamente no final da data estipulada o que humanamente foi impossível concretizar a realização da pintura como pretendido.
Com muito pena nossa sabemos que o nosso projeto não irá a concurso uma fez que não foram cumpridos os requisitos estipulados pela equipa Eco-escolas. Valeu no nosso esforço, quem sabe, talvez no próximo ano letivo consigamos a sua concretização!

Trabalho final:

Fotografia única

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O ecossistema representado é um ecossistema terrestre.

Que Espécies estão representadas na pintura?
As espécies representadas na pintura são espécies animais e vegetais:
- espécies vegetais: árvores, vegetação rasteira e flores;
-espécies animais: veado.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas de várias cores acrílicas, pinceis de vários tamanhos, trinchas, rolos e andaimes.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Compra de materiais.