Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

Idade dos alunos:
8-10 anos

Memória descritiva:
"Muros com vida"
EB1/PE Visconde Cacongo
Coordenadora Eco-Escolas: Ana Vieira
Turmas participantes: 3º e 4º anos
A EB1/PE Visconde Cacongo inscreveu-se no desafio 'Muros com Vida', no sentido de abordar o tema do ano “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”, no qual a escola se inscreveu, à semelhança de outros desafios.
Este é, sem dúvida, um tema muito importante para a nossa escola, uma vez que esta fica situada na ilha da Madeira, toda ela muito rica em Biodiversidade. Revelou-se, pois, imprescindível abordar esta temática com os nossos alunos, desde tenra idade, de modo a despertar a consciência dos mesmos para a necessidade de preservar a nossa riqueza natural.
Ao longo do ano letivo, abordou-se várias vezes o tema da biodiversidade, particularmente o da Biodiversidade Marinha, uma vez que a escola também implementa o programa da Escola Azul. Como tal, os alunos optaram por representar um mural acerca desta temática.
O trabalho selecionado foi elaborado por uma aluna do 4º ano B, ficando a seu critério a representação das espécies. A reprodução do desenho na parede foi realizada por alguns alunos do 3º ano A e B e 4º ano A e B, com a colaboração de vários docentes (coordenadora Eco-Escolas, docente de Educação Física, Educadora e Subdiretor). Procurou-se envolver o máximo de alunos e turmas na execução do projeto, sendo de referir grande interesse por parte dos mesmos na sua elaboração. Aliás, os mesmos manifestaram interesse de pintar outras paredes na escola, futuramente, representando mais cenários de biodiversidade.
Esta atividade permitiu aos alunos, uma vez mais, trabalhar em prol de um planeta mais limpo e sustentável, enquanto uma Eco-Escola há 10 anos.

Trabalho final:

Trabalho final - Muros com Vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Foi representado na pintura o Ecossistema Marinho, considerando que um dos temas facultativos do programa é o Mar.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representadas: a tartaruga-verde, o golfinho-roaz e o cantarilho (peixe), bem como algas, búzio e estrela do mar.

Materiais utilizados na pintura:
Foram utilizados: giz para desenhar; pincéis e tintas facultadas pelo Município; tintas existentes na escola; taças reutilizadas e suportes para tintas; luvas; canetas de tinta de parede; tapetes e plásticos para forrar o chão e a mesa e paus do jardim para mexer a tinta.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município facultou pincéis e tintas à escola (branca, amarela, azul e vermelha).