Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

Idade dos alunos:
Os alunos com uma participação mais expressiva, são alunos do 9.º ano, com 14 anos de idade. Na pintura será assegurada a participação de alunos da creche, 3 anos, do pré-escolar, 4 e 5 anos, e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos. Dos 3 aos 14 anos.

Memória descritiva:
A imagem representa diversos ecossistemas, terrestres e aquáticos, procurando salientar que a biodiversidade é tão vital para a continuidade da Terra, como a conhecemos, como os pulmões são fundamentais para a manutenção da vida, nos humanos. Pretende atrair quem vê a imagem para descobrir as imensas relações entre os seres vivos e salientar o equilíbrio que tem de existir nos diversos ecossistemas, não havendo um menos importante ou desnecessário. As diferentes espécies representadas pretendem consciencializar para a enorme biodiversidade animal e vegetal que tem de ser conservada, valorizando cada espécie pelo seu lugar único/especial no Planeta.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistemas terrestres, como a florestas tropicais ou montanhas, e ecossistemas aquáticos, numa relação que pretende transmitir a riqueza da biodiversidade existente.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Tartaruga marinha; Raia; Preguiça; Feneco; Raposa do Ártico; Leopardo; Macaco; Cavalo marinho; Polvo; Alforreca; Peixes diversos; Baleia; Pinguim; Urso polar; Cogumelo; Escorpião, Catos; Sumaúma; Fetos; Coníferas; Acácias.

Materiais utilizados na pintura:
Inicialmente, no projeto, foram utilizados lápis de cor.
Na pintura do muro foram utilizadas tintas, fornecidas pela autarquia.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O projeto "Muros com vida" é dinamizado no Colégio Conciliar de Maria Imaculada, Leiria, sob a coordenação da professora Isabel Nunes, em estreita colaboração com a professora de Educação Visual, Ana Rita Bento, e com o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, representado pela Dra. Telma Fontes, que representa também a Câmara Municipal.
O projeto foi apresentado no 1.º conselho Eco-escolas, estando presentes representantes de alunos, pais, professores e representantes da autarquia, sendo apresentado um alerta geral sobre a necessidade de proteção da biodiversidade.
Seguidamente, foi feita uma sensibilização mais pormenorizada junto das turmas do 9.º ano, nas aulas de educação Visual, tendo os alunos elaborado desenhos individuais, sob a orientação da professora de Educação Visual e com a colaboração do artista plástico Diogo Tenório, em articulação com a Câmara Municipal, que realizou também uma formação à turma. De referir que o Município para além do acompanhamento do artista plástico na criação e pintura, também permitiu uma formação aos alunos pela Bioliving, em atelier de formação, e todos os materiais e equipamentos necessários à realização do mural.