Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 de Fontaínhas (Póvoa de Varzim)

Idade dos alunos:
Alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos - 6 aos 10 anos
Alunos do 9º ano – 14 anos

Memória descritiva:
A representação foi desenvolvida pelos alunos do 9º ano no Clube de Artes.
As propostas, para a representação, foram surgindo, por parte dos alunos, ao longo das sessões do Clube. A seleção realizada, entre as várias ideias que estavam em cima da mesa, foi o Ambiente Marinho. A escolha teve vários fatores em consideração tais como: a pintura do muro seria um trabalho realizado em conjunto, com alunos do 1º ciclo e alunos do 9º ano e deste modo a configuração dos elementos teriam de ir ao encontro das diferentes idades etárias; a questão logística de deslocação, das viagens e cumprimento das atividades; outro aspeto importante foi a dimensão e configuração do muro - 12 metros de comprimento e 1,5 metros de altura.
Posteriormente, verificamos a disponibilidade de ambas as escolas, organizamos e agendamos as deslocações e iniciamos a pintura. Observamos, na representação: polvos, golfinhos, tartarugas, lagostas, estrelas-do-mar, alforrecas, baleias, peixes palhaço, peixes vermelho, algas, caranguejos e cavalos-marinhos.
A concretização do Projeto foi realizada em diferentes dias, por etapas e com a colaboração e empenho de todos.

Trabalho final:

Muro

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema aquático

Que Espécies estão representadas na pintura?
Polvos, golfinhos, tartarugas, lagostas, estrelas-do-mar, alforrecas, baleia, peixes palhaço, peixes vermelho, algas, caranguejos e cavalos-marinhos.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas aquosas, pincéis de diferentes tamanhos e formatos, luvas, aventais, água, recipientes reciclados, pastel de óleo, rolo, balde, fita de papel.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu os materiais para a execução da pintura.