Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 de Vila Cova da Lixa - Centro Escolar da Lixa (Felgueiras)

Idade dos alunos:
Identificação da Escola: Escola Básica de Vila Cova da Lixa, concelho de Felgueiras
Professor Coordenador da Atividade: Ana Paula Rosa
Idades dos alunos: dos 6 aos 9 anos

Memória descritiva:
Na 2.ª reunião do Conselho Eco-Escolas, a Coordenadora deu a conhecer o desafio, ao qual todos se pronunciaram de forma entusiasta e favorável. Posteriormente, a Coordenadora realizou duas sessões de esclarecimento na escola para dar a conhecer o desafio a todos os alunos. Nestas sessões foram abordados os temas da Biodiversidade e dos Ecossistemas, recorrendo a exemplos para melhor compreensão dos alunos. Posteriormente, algumas turmas optaram por realizar o desenho em casa e outras na escola, todavia todas participaram. O júri reuniu, para eleger a imagem a pintar no único e pequeno muro da escola. Foram eleitas duas imagens e a pintura no muro resultou da fusão destas duas propostas de imagem. Na semana de 23 a 27 de maio decorreram as pinturas no muro com o envolvimento de todos os alunos. A pintura no muro representa um ecossistema terrestre (floresta) e um ecossistema aquático (rio e mar). No centro da pintura está o planeta TERRA com um grande guarda-sol que simboliza a preservação do planeta das agressões das diferentes poluições representadas. Se o planeta for preservado e cuidado estão reunidas as condições de vida em todos os ecossistemas. Esta é a mensagem que a pintura no muro da nossa escola encerra.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Ecossistema representado são dois: terrestre (floresta) e aquático (rio/mar).

Que Espécies estão representadas na pintura?
Na pintura estão representadas aves (guarda-rios), insetos (joaninha e borboleta), peixes (polvo, baleia, pargo vermelho e garoupa castanha) e plantas (salgueiros, pinheiros mansos, algas, tulipas e gerberas).

Materiais utilizados na pintura:
Tintas ecológicas fornecidas pelo município, rolo de pintura e pincéis de diferentes espessuras adequados à pintura de parede.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu as tintas.