Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor)

Idade dos alunos:
17 e 18 anos

Memória descritiva:
O Projeto “Muros com Vida” teve início na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 12ºE (Curso de Artes Visuais), inserindo-se no domínio da Educação Ambiental, tendo sido desenvolvido em articulação com as disciplinas de Português, Desenho A, Oficina de Artes e Oficina do Design, contando com a parceria do Programa Eco Escolas da ESPS e do Município de Ponte de Sor. Pretendia-se a execução de um mural de arte urbana, junto à zona ribeirinha da cidade, alusivo ao ecossistema do rio Sor e à necessidade de o preservar. Para a sua concretização, os alunos fizeram pesquisas sobre a fauna e a flora características do rio Sor e participaram numa visita guiada ao longo das suas margens, conduzida pelas técnicas do Gabinete Técnico Florestal do Município, a fim de contactarem in loco com o ecossistema do rio e a sua biodiversidade, recolhendo informações relevantes. Posteriormente, elaboraram e apresentaram esboços criativos de projetos individuais, sendo selecionado pelo grupo-turma o melhor projeto que foi executado por estes na zona ribeirinha da cidade. Acresce que, sendo 2022 o ano da comemoração do centenário do nascimento do escritor José Saramago, a turma não quis deixar de prestar a devida homenagem, tendo selecionado da sua obra uma frase adequada ao tema retratado, a fim de figurar no mural (Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. Ensaio sobre a Cegueira). Saliente-se que este mural passará a estar incluído no Roteiro de Arte Urbana do Município de Ponte de Sor.
O mural encontra-se localizado num local de passagem, revelando duas perspetivas, sendo que a parede com as cores frias simboliza o lado positivo do ecossistema do rio Sor e a parede com as cores quentes, representa o lado negativo.
Assim, na parede frontal podemos observar vários elementos do ecossistema do rio Sor. Na fauna, destacam-se a garça real, o milhafre, a cegonha, o pato real, a carpa e a lontra, enquanto, na flora, sobressaem os amieiros, salgueiros, freixos, choupos e sobreiros.
Na parede lateral, considerou-se pertinente alertar para o que poderá acontecer se este ecossistema aquático não for devidamente preservado e respeitado pelo Homem, nomeadamente, a sua poluição, a presença de plantas invasoras como os jacintos e as acácias, os incêndios e a consequente morte de várias espécies.
A pintura deste mural foi realizada em tempo record, com muito esforço de todos os intervenientes, sob o escaldante “Sol Alentejano”.

Trabalho final:

Perspetiva lateral do mural

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre - florestal
Ecossistema aquático - água doce

Que Espécies estão representadas na pintura?
A garça real, o pato real, o milhafre, a carpa, a lontra, a cegonha, o sobreiro, o choupo e o amieiro.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas em spray.
Fita adesiva
Canetas de tinta preta

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Organização de uma visita guiada ao longo das margens da Ribeira do Sor, conduzida pelas técnicas do Gabinete Técnico Florestal do Município
Cedência e preparação dos muros intervencionados.
Compra das tintas.
Atribuição de prémios aos alunos envolvidos (passe mensal para o cinema).
Inauguração com a presença de vários elementos da Autarquia de Ponte de Sor.
Divulgação nas redes sociais: https://www.facebook.com/media/set?vanity=pontedesor.municipio&set=a.3158665307718168