Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Idade dos alunos:
Dos 10 aos 14 anos.

Memória descritiva:
O projeto foi divulgado e proposto, pela coordenadora, aos vários professores de Educação Visual da escola.
Os alunos das várias turmas representaram graficamente várias espécies locais, de plantas, aves, animais, insetos, com o objetivo de ficarem a conhecer melhor e valorizarem a biodiversidade existente na sua região.
Explorando o desenho de campo e o entendimento das espécies, realizaram uma reinterpretação das mesmas.
Selecionaram-se e analisaram-se os trabalhos produzidos, nos vários anos e turmas e resolveu-se representar o Camaleão, pelas propostas de reinterpretação feitas pelos alunos do 7º ano, acerca desta espécie protegida da nossa região.
Explorando o desenho de campo e o entendimento das várias espécies, realizaram a reinterpretação das mesmas, que foram aplicadas ao longo do muro que acompanha o espaço da horta-bio da nossa escola.
Depois de desenhadas pelos alunos sobre o muro, a giz, várias outras turmas foram participando na pintura. Estiveram envolvidos nestas atividades alunos desde o 5º até ao 9º ano. Muitos simplesmente quiseram participar, quando observavam os outros a fazê-lo.
( Gostaria de conseguir mostrar todo o trabalho, já que foi realizado representando vários camaleões e outras espécies ao longo de um muro da escola, mas com quatro fotografias não é possível...)

Trabalho final:

1º camaleão finalizado

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Floresta Mediterrânica.

Que Espécies estão representadas na pintura?
O Camaleão, representado e pintado( preenchido e colorido) de várias maneiras ao longo do muro e no meio de grafismos criados a preto, mas também a formiga, aranha, abelha ou joaninha.

Materiais utilizados na pintura:
A tinta recomendada (isenta de conservantes) fornecida pela Camara Municipal - Barbot Nature, giz, pinceis( finos e trinchas), frascos para distribuição das várias cores de tinta pelos vários alunos,...

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A coordenadora fez o contacto com a Câmara Municipal, a informar do interesse da nossa escola em participar. Depois de o Município se ter inscrito, inscreveu a escola.
Foi contactada acerca da necessidade de indicar a área a pintar e a quantidade de tinta necessária após o que, esta foi fornecida à escola. Depois de concluídos os trabalhos pelos alunos a coordenadora enviou várias fotos que os ilustravam.