Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

Idade dos alunos:
14 e 15 anos

Memória descritiva:
O Presente trabalho foi elaborado pelos alunos das turmas A, B e C do 9ºano de escolaridade da Escola Básica, 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa. Foi utilizada a técnica mista de colagem e pintura com lápis de cor. Nesta composição os alunos tentaram reproduzir nos mesmos quadros, vários ecossistemas e várias espécies de animais que reproduzissem a diversidade biológica que existe no planeta terra. As espécies são exemplos da diversidade que existe, não tentando ser exaustivo na representação, mas indicativo das possibilidades que a diversidade nos dá. A técnica utilizada, colagem e pintura com lápis de cor, tem que ver com questões de caráter prático, uma vez que cada uma delas foi executada por alunos de diferentes turmas. Cada aluno desenhou e pintou a sua espécie de animal, pelo que sob o ponto de vista da execução permitiu elaborar no mesmo quadro e utilizando a técnica da colagem, uma composição com diferentes ecossistemas. A diferença entre os ecossistemas foi dada pela utilização de fundos com cores diferentes, permitindo associar os animais escolhidos ao seu habitat. Uma vez que cada animal tem uma escala diferente a composição assume um carácter diverso, que por um lado lhe confere uma individualidade própria e por outro a ideia de profundidade. Foram representadas espécies animais e vegetais, simbolizando a diversidade da vida na terra, desde a vida selvagem até àquela que nos é mais próxima.
A pintura do mural foi elabora pelos alunos com o auxílio dos professores, utilizando tinta acrílica para exteriores com diluição em água.

Trabalho final:

Terra-Mar

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
está representado o ambiente marinho, campo, savana e deserto.

Que Espécies estão representadas na pintura?
peixes, tubarão, golfinho, polvo, cavalo marinho, algas, moluscos, estrela do mar (mural1); vacas, cavalo, leões, girafa, águia, lagartos, cão, gato, flores, cato, árvores. (mural2)

Materiais utilizados na pintura:
Lápis de cor, cartolinas, material para corte e colagem.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu 1l+ 1l+ 1l+1l de tinta (cores primárias)