Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Idade dos alunos:
Idades compreendidas entre 10 e 14 anos

Memória descritiva:
Os alunos da Escola Básica do Vale de S. Torcato, aceitaram o desafio “Muros com Vida” que consistiu na realização de pinturas ao ar livre. Os temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, integrando ecossistemas aquáticos. Este projeto foi aceite com o objetivo de incentivar à preservação e valorização do espaço público, dentro do recinto escolar; evidenciar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas; melhorar o aspeto estético do recinto escolar; trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo dos alunos, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade e proporcionar espaços de convívio mais apelativos.
Representaram de forma simples um ecossistema aquático de água salgada com algumas imagens representativas como: algas, tartaruga, medusa, ostra, estrela do mar e peixes.

Trabalho final:

Muros com Vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistemas aquáticos de água salgada.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Algas, várias espécies de peixes, tartaruga, ostra, estrela do mar e medusa.

Materiais utilizados na pintura:
Pinceis, rolos de pintura e tintas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município facultou as tintas para a concretização do projeto.