Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Alexandre Herculano (Porto)

Idade dos alunos:
14 e 15 anos de idade.

Memória descritiva:
Muros Com Vida
Pintura mural, executada com tintas, financiadas pela própria Escola, e pela Associação de Pais, com o intuito de contribuir para ALERTAR e MOBILIZAR a comunidade para a PREVENÇÃO E INVERSÃO DO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS , (neste caso optamos pelo terrestre) TENTANDO SENSIBLILIZAR E PROMOVER A INVERSAÃO DO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS TERRESTRRES E A IMINENTE ALTERAÇÃO CLIMÁTICA, E CONSEQUENTE EXTINÇÃO EM MASSA DAS VÁRIAS ESPÉCIES.
Definição do Trabalho:
O Projeto “Muros com Vida” , sob o tema da BIODIVERSIDADE, neste caso "Florestas", e foi realizado pela turma 9C, sendo de louvar ( por consenso de todos) a dedicação fantástica e inequívoca da Ana Costa. A pintura mural, foi realizada ao ar livre, no muro dentro do recinto escolar na zona de entrada exterior do edifício, em espaço visível por toda a comunidade escolar, e por toda comunidade envolvente à escola, inclusive, por todos os que se deslocarem no passeio externo à entrada da Escola Secundária Alexandre Herculano, afetos ao domínio público município.
Participaram alunos do 9º ano, pois a Escola Secundária Alexandre Herculano, engloba as turmas do agrupamento, desde o 9º ano até ao 12º, as quais funcionam no referido edifício escolar.
Objetivos:
– Pretendeu-se promover um novo olhar sobre a importância da preservação das arvores da floresta, através da arte/ pintura mural; incentivando visualmente à preservação e valorização do espaço público, no recinto escolar.
– Através da pintura mural dar destaque à importância da preservação/recuperação de ecossistemas;
– Melhorar o aspeto estético do recinto escolar, com visibilidade para o espaço público;
– Trabalhar a expressão artística, explorando o potencial dos jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade;
– Proporcionar novos espaços cuidados e artísticos, de partilha, convívio, comunicação, valorizando o trabalho dos alunos apaixonados pela biodiversidade e um talento excecional para as ARTES.
Intervenientes:
A concretização do projeto implica a conjugação de sinergias entre a Autarquia, a ASSOCIAÇÃO de PAIS, a qual em conjunto com a ESCOLA, patrocinaram as tintas e trinchas, para possível concretização do projeto.
O Sr. Diretor Manuel Lima, inclusive, possibilitou a abertura da escola a um sábado, para que fosse possível concluir o projeto " Muros com Vida " atempadamente, para que este fosse INAUGURADO No DIA ECO-ESCOLAS ( o trabalho realizado, esteve coberto até esse dia especial), constituindo assim, SURPRESA, E DANDO UM MAIOR DESTAQUE PERANTE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR ao referido dia e seu programa e objetivos.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
FLORESTA, dando principal destaque às arvores " estilizada" e suas folhas, flores e frutos.
O verde na cúpula das árvores é uma constante, apelando à preservação do referido ecossistema, pretendendo dar metaforicamente recorrer também ao significado visual da COR VERDE, associada ao sentimento de esperança.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Arvores de forma genérica, flores, e frutos
Reforço, o recurso à cor verde ( constante na cúpula das arvores bem " cheias" apelando viciosidade da natureza saudável, e à esperança desde sempre associadas à referida cor, assim como a opção da cor amarela entre tons laranja, pretende transmitir a alegria metafórica associada a essas cores, por associação ao sol ( tão essencial à vida, e que nos aquece o corpo e a alma também...)

Materiais utilizados na pintura:
1º procedeu-se à lavagem do muro, recorrendo a detergente, e mangueira ( procedimento efetuado pelo pessoal auxiliar de ação educativa.
2º pintura com um primário para exterior , para preparar a pintura a realizar .
3º pintura com tintas de exterior , utilizando trinchas e pinceis de diversas dimensões.
Tintas de exterior

O Município esteve envolvido nesta ação?