Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB Dr. João Rocha-Pai (Vagos)

Idade dos alunos:
6ºs anos - 10 a 12 anos
2º ano - 7 anos

Memória descritiva:
Memória Descritiva da Atividade: MUROS COM VIDA
- Escola Básica Dr. João Rocha-Pai (Vagos).
- Coordenadora de Eco-Escolas: Prof. Maribel Vida.
- Alunos das 7 turmas dos 6ºs anos de escolaridade e 1 turma do 2º ano de escolaridade.
- Colaboração das Profs de EVT/AprendizArte (Filomena Neves, Helena Adelino e Maribel Vida), Prof. do 1º ciclo (Elisabete Cardoso), Artista Plástico de pintura Mural (Nuno Pedreiro) e Alunos da Equipa de Eco-Escolas.
Fase I – Preparação:
Definir os espaços para a implementação do projeto;
Proposta de realização dos projetos aos alunos dos sextos anos de escolaridade;
Pesquisa de imagens e cor no Google;
Representação gráfica e pintura da imagem;
Seleção do projeto de trabalho a aplicar na Pintura Mural;
Submissão da memória descritiva e da imagem na plataforma Eco-Escolas.
Fase II – Concretização:
Contacto com a Técnica do Município de Vagos para dar conhecimento do projeto de trabalho;
Articulação com o Município sobre a aquisição dos materiais necessários;
Contacto com o Artista Plástico da região para a colaboração na Pintura Mural;
Definição de datas para a execução da pintura;
Execução, por fases, da Pintura Mural em articulação com todos os intervenientes;
Conclusão do trabalho com a pintura dos logótipos do Eco-Escolas, do Município de Vagos, do Agrupamento e da Atividade;
Fotografia do trabalho realizado;
Divulgação do trabalho na página do Agrupamento, Jornal regional e nas redes sociais;
Envio da fotografia da Pintura Mural realizada para a plataforma Eco-Escolas.
MEMÓRIA DESCRITIVA DA IMAGEM
A imagem apresenta o fundo do Mar. Aparecem rochas e corais, algas marinhas, várias espécies de peixes, estrelas do mar, caranguejos, uma anémona, um cavalo marinho e bivalves a flutuar.
As cores a utilizar são as apresentadas na imagem - projeto de trabalho.
As dimensões da parede onde se realizará a Pintura Mural é de 7,5 mts de comprimento x 3,3 mts de altura.

Trabalho final:

Oceano

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema Aquático: "Oceano".

Que Espécies estão representadas na pintura?
Aparecem corais, algas marinhas, várias espécies de peixes, estrelas do mar, caranguejos, uma anémona, um cavalo marinho e bivalves a flutuar.

Materiais utilizados na pintura:
Iremos utilizar: Materiais riscadores, tintas de água, stencil, esponjas, luvas, pincéis, trinchas, rolos, tabuleiros, alguidares, baldes, fita-cola de papel, andaime, etc.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Articulação com a Coordenadora do Eco-Escolas da EB Dr. João Rocha-Pai, para a aquisição dos materiais necessários, o desenvolvimento e a concretização de todas as fases do projeto de trabalho - Pintura Mural.