Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Idade dos alunos:
Entre os 4 e os 10 anos

Memória descritiva:
A concretização deste desafio começou com a escolha de cada turma de qual a espécie da fauna ou da flora que queriam representar no muro (sobreiro, azevinho, mocho, borboleta maravilha, cavalo marinho, pega rabuda, doninha, alvéola-amarela, garça real e guarda rios).
De seguida fizeram uma pesquisa tendo como base a Reserva natural do Estuário do Douro perto da escola., entre outros locais.
Desenharam em suporte de papel a espécie escolhida e ilustraram.
Posteriormente iniciamos a pintura do muro, que tinha sido anteriormente pintado de branco por alguns pais e mães.
Primeiro contornaram em cartão as figuras e depois no muro.
Alunos de cada turma pintaram o seu elemento da fauna (1º ciclo) ou flora (JI), conforme o estabelecido, com a ajuda dos docentes e não docentes.
Foi um trabalho que envolveu a comunidade educativa, assim como a autarquia com o fornecimento das tintas. Foi muito enriquecedor e participativo.
A obra fica e embeleza a escola.

Trabalho final:

Foto panorâmica do muro

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O ecossistema representado foi o da Reserva do estuário do Douro (Afurada) perto da escola e as espécies da flora existem na escola.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Sobreiro, azevinho, mocho, borboleta maravilha, cavalo marinho, pega rabuda, doninha, alvéola-amarela, garça real e guarda rios.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas fornecidas pela Câmara, pincéis e outro material de expressão plástica

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu as tintas.