Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Colégio Internato dos Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Idade dos alunos:
16 a 18.

Memória descritiva:
A ética ambiental defende que as nossas preocupações morais e as nossas decisões devem incluir o ambiente e a necessidade de um desenvolvimento sustentável, dado que a existência dos seres humanos está intimamente relacionada com a existência da natureza, cujos direitos devem assim ser também tomados em conta.
O desporto apresenta um enorme conjunto de oportunidades para promover a sensibilização ambiental, desenvolvendo ações diferenciadas e de construção de capacidades na sociedade nos domínios ambiental, social e económico, para além de motivar princípios de responsabilidade, entendimento e partilha.
Atingir a excelência ambiental deve ser um caminho paralelo com a promoção e distinção no desporto. Do dia-a-dia da gestão de equipamentos desportivos, nomeadamente em estabelecimentos escolares, até à realização de eventos desportivos de diferente dimensão, o desporto pode ser uma fonte de inovação
ambiental, do planeamento à execução, do desenho à construção, na gestão da água, da energia, dos recursos, no transporte, para além de um exemplo no respeito por outros valores de natureza ética e social. Trata-se de motivar a eficiência e de criar um impacto positivo e por tudo isto, o Colégio Internato dos Carvalhos decidiu da vida aos muros do Pavilhão Desportivo.
O desporto é criador de qualidade de vida e é também condicionante dessa qualidade de vida, dado que muitos dos eventos, dos mais informais aos mais organizados e de grandes dimensões, passando por muitas infraestruturas, podem influenciar positiva ou negativamente o ambiente nas suas diferentes áreas.

Trabalho final:

Deporto, oportunidade de vida!

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?

Que Espécies estão representadas na pintura?
Alunos em práticas desportivas que respeitam o ambiente.

Materiais utilizados na pintura:
Tinta específica e spray.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Apoiou o projeto na cedência de algumas latas de spray.