Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica André de Resende (Évora)

Idade dos alunos:
10/11 anos

Memória descritiva:
O projeto “Muros com Vida” encontra-se de acordo com o que se pretende que os alunos da nossa escola aprendam sobre Fatores de Sustentabilidade. Este projeto decorreu em articulação com outro, em desenvolvimento no nosso estabelecimento escolar (Construindo o Futuro… Alentejo Sustentável”), no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) referente aos 5.º Anos.
Assim, todas as turmas deste ano de escolaridade (seis), à exceção do 5.º F (por se encontrar a trabalhar outro projeto), foram envolvidas no estudo de algumas espécies animais da região, tendo em vista a concretização de um jogo didático, uma exposição de trabalhos e a pintura de um muro nos espaços exteriores da Escola Básica André de Resende.
A pintura do muro teve como fonte de inspiração os painéis de azulejos, tradicionais na cultura portuguesa (painel em xadrez 30cm x 30cm). As cores escolhidas foram as dos rodapés das casas tradicionais do Alentejo, o ocre/amarelo e o azul. Nos quadrados azuis foram pintados os contornos a branco dos animais da região estudados. Os quadrados amarelos ficaram, propositadamente, por pintar, uma vez que no próximo ano letivo, os alunos do 6.º Ano vão dar continuidade a este projeto, desenvolvendo o tema da Flora da região, pelo que, neste momento, há intenção que a mesma venha a ser representada nesses quadrados.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O montado é um ecossistema particular, criado pelo Homem, característico do Alentejo. Constituído por florestas de azinheiras, sobreiros, carvalhos ou castanheiros, de equilíbrio muito delicado e que subsiste apenas no Mediterrâneo, na Argélia, em Marrocos e sobretudo, no Sul da Península Ibérica. Em Portugal, país com a maior extensão de sobreiros do mundo, o montado é legalmente protegido, sendo proibido o seu abate e incentivada a exploração. A gestão dos montados de sobro com a exploração da cortiça gera importantes rendimentos a nível local e regional, o que permite manter emprego no mundo rural. Para além da produção de cortiça, destaca-se a criação de espécies produtoras de leite e de carne de elevada qualidade, a apicultura, a recolha de cogumelos comestíveis e as atividades turísticas, como o turismo rural.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Através do projeto os discentes trabalharam diversas espécies autóctones da região do Alentejo/Mediterrâneo, a saber: o porco preto ibérico, vulgarmente conhecido em Portugal como porco alentejano; a cabra de Raça Serpentina; os bovinos de Raça Alentejana; os ovinos de Raça Campaniça e, por último, o cão da Serra de Aires, muito utilizado nos nossos montes para conduzir e pastorear as espécies anteriormente referidas.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas (cores: amarelo, azul e branco); diversos tipos de pincéis; fita isolante e caixas de papelão.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
No início começou por incentivar a Escola a participar no desafio da pintura dos muros, ao que nós aceitámos. De seguida, foram estabelecidos diversos contactos entre a Representante da CME, no Conselho Eco-Escolas, e os coordenadores do Programa Eco-Escolas/docentes de Educação Visual responsáveis pela dinamização da ação para a aquisição de todos os materiais necessários à sua concretização.
Após concluído e submetido o trabalho efetuado, proceder-se-á à divulgação do produto final por diversos meios, nomeadamente página/site do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira e da Autarquia, assim como no Facebook.