Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Vagos (Vagos)

Idade dos alunos:
13/14 anos - turmas do 8ºano

Memória descritiva:
Dimensões do mural: 120 x 360 centímetros
O projeto “Muros com Vida” foi desenvolvido pelos alunos do 8º ano na disciplina de Educação Visual, tendo por base trabalhos realizados em colaboração com as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática.
No Domínio de Autonomia Curricular “Módulo|Padrão: Ciências, Matemática e Educação Visual”, os alunos, num quadrado com 10 cm x 10 cm, desenharam e pintaram um ser vivo marinho estudado na disciplina de Ciências Naturais. Nas suas representações utilizaram lápis de grafite e lápis de cor aguareláveis e como referências a ilustração científica e contemporânea. Posteriormente, realizaram um estudo para um padrão através da repetição do módulo desenhado e aplicaram as isometrias que estudaram na disciplina de Matemática (translação; rotação; reflexão axial; reflexão deslizante).
Em Ciências Naturais e Educação Visual construíram modelos 3D dos seres marinhos (que estiveram na origem da construção de um Padlet) sendo que a construção dos mesmos foi precedida de pesquisa em contexto de sala de aula. Todo o trabalho teve como ponto de partida as Saídas de Campo feitas à Estação Litoral da Aguda. Entre os seres vivos representados encontram-se a Estrela-do-Mar (Asterias rubens), a Medusa (Catostylus tagi), Ouriço-do-Mar (Paracentrotus lividus), Amêijoa-Branca (Spisula solida), Pilrito-das-Parias (Calidris alba), Lula Comum (Loligo vulgaris), Chorão-do-Mar (Codium tomentosum), Lavagante (Homarus americanus), Raia Pintada (Aetobatus narinari), Carapau (Trachurus trachurus)
O mural foi concebido com base no trabalho interdisciplinar descrito anteriormente, ligando as várias representações bidimensionais, de vários seres marinhos, através da palavra "Biodiversidade" que serve de tema a este projeto.

Trabalho final:

Biodiversidade marinha

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Oceanos

Que Espécies estão representadas na pintura?
Entre os seres vivos representados encontram-se a Estrela-do-Mar (Asterias rubens), a Medusa (Catostylus tagi), Ouriço-do-Mar (Paracentrotus lividus), Amêijoa-Branca (Spisula solida), Pilrito-das-Parias (Calidris alba), Lula Comum (Loligo vulgaris), Chorão-do-Mar (Codium tomentosum), Lavagante (Homarus americanus), Raia Pintada (Aetobatus narinari), Carapau (Trachurus trachurus).

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas de exterior (base e cores variadas);
trinchas várias (de cerda branca);
pincéis vários (de cerda preta);
fita de mascarar.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
- O município lançou o desafio à escola, que aceitou de imediato.
- A escola apresentou o orçamento dos materiais necessários à execução do projeto.
- O orçamento foi aceite pela câmara, que os adquiriu e entregou na escola.
- O município, na pessoa da eng. Isabel Rosado, fez o acompanhamento da evolução dos trabalhos.
O stencil com o logótipo foi circulando entre as várias escolas do concelho.