Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância de Casais de São Clemente (Miranda do Corvo)

Idade dos alunos:
3, 4, 5 e 6 anos

Memória descritiva:
Este ano letivo assistimos e participámos na obra da Foco Musical “A floresta d´Água” de Jorge Salgueiro.
Uma história musical que fala sobre a destruição da floresta pelo Homem, onde são abordadas questões muito importantes relacionadas com a floresta, a germinação e o crescimento e desenvolvimento das árvores; a aventura de uma Gotinha d’Água, cujo percurso ilustra o ciclo da água; as alterações e destruição do ecossistema com o fogo e o lixo depositado na floresta e a importância de preservar e proteger a natureza, desenvolver atitudes e valores de cidadania.
A participação neste projeto foi e continua a ser muito importante para a comunidade educativa, apareceu como proposta e fez todo o sentido querer retratar no mural a história “A floresta d´Água”
Ficou também decidido que o mural seria pintado exclusivamente pelas crianças do grupo, os adultos ajudariam a organizar e a delimitar os espaços. Todas as crianças participaram empenhadamente, gostavam e conheciam bem a história, os conteúdos curriculares abordados, desenvolvidos e consolidados, indo de encontro aos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”
Dividimos o mural em 3 partes importantes da história:
1ª parte - a aventura da Gotinha d’Água com a semente no solo.
2ª parte - a germinação e o crescimento da árvore
3ª parte - “A Floresta d´água” preservada e protegida pelas crianças em harmonia com seres vivos (plantas e animais) e os elementos não vivos (componentes abióticos), lago, solo e atmosfera, nuvens, gotas de água, sol.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
São representados ecossistemas terrestre – A Floresta e o aquático – o Lago, caracterizados pela coexistência dos seres vivos (componentes bióticos) e dos elementos não vivos (componentes abióticos), como água, solo, sol.

Que Espécies estão representadas na pintura?
São representados componentes bióticos, animais ( joaninhas, borboletas, aves, coelhos, caracóis, raposa…), plantas, árvores, cogumelos...

Materiais utilizados na pintura:
O livro “A floresta d´Água” de Jorge Salgueiro
E foram utilizadas tintas de exterior, pincéis, trinchas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Responsabilizou-se por toda a logística inerente à concretização do projeto, nomeadamente a pintura do muro em branco.
Forneceu os materiais (pincéis, tintas…) e fez o registo fotográfico do mural com um drone.