Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 de Moura (Moura)

Idade dos alunos:
Escalão etário: 11/12 anos

Memória descritiva:
Este projeto foi sugerido como desafio aos alunos que frequentam o Clube de Artes, alunos do 5º e 6º anos, no sentido de registarem através do desenho as espécies animais e vegetais características desta região no interior do Alentejo em que habitam.
Dos registos efetuados foram selecionadas algumas espécies como por exemplo o lince, a raposa, a cegonha, a poupa e o melro, o caracol, a borboleta, a abelha e a libélula bem como as azinheiras, a esteva, a papoila e a figueira da índia.
Com todos estes registos, foi realizada uma composição adaptada ao local onde irá ser concretizada a pintura do muro, local esse privilegiado na escola e bastante visível. Com este mural pretende-se sensibilizar a comunidade educativa para a biodiversidade regional e para a proteção do Ambiente e das espécies nativas desta zona.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Foi representado um ecossistema terrestre desta zona do interior do Baixo Alentejo, caracterizada por ser uma zona de planície com uma série de condições climáticas e espaciais como as baixas temperaturas no Inverno e altas temperaturas no Verão , assim como baixos níveis de humidade durante todo o ano. Representamos a flora e a fauna da região tanto nas zonas agrícolas como nas zonas de mato, ricas em várias espécies cinegéticas e algumas espécies protegidas por se encontrarem em vias de extinção.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Da esquerda para a direita podemos encontrar algumas espécies da fauna local:
- Lince, raposa, borboleta, coelho bravo, caracol, pega, poupa, abelha, cegonha e libélula;
e ainda algumas espécies de flora:
-Olival tradicional, cogumelos do campo, azinheiras, figueira da índia, papoilas e pastagens características da nossa planície.

Materiais utilizados na pintura:
Além das tintas acrílicas, pinceis, trinchas e esponjas foram reutilizados outros materiais com caixas de pizas e outros alimentos como paletas, garrafões e garrafas de água para lavagem de pincéis e outros materiais e ainda tecidos de algodão de t-shirts velhas para limpeza.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município colaborou neste projeto com a cedência das tintas acrílicas nas cores branco, preto, amarelo, vermelho, azul e verde escuro.