Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)

Idade dos alunos:
11-13 anos

Memória descritiva:
A abordagem teórica-científica das espécies foi feita nas aulas de CN; nas aulas de Educação Visual, os alunos fizeram estudos gráficos de animais e plantas; fizeram igualmente, estudos cromáticos; elaboraram a organização/disposição formal no muro selecionado (junto ao canteiro da horta da turma), um muro com uma quebra angular.
Após a receção das tintas fornecidas pela entidade da CMVNG, deu-se início à pintura base feita pelos alunos do CAA (primário+cor de fundo). Depois, fez-se o esboço das figuras a giz e deu-se início à pintura com esponja e pincel/trincha. Os alunos foram sensibilizados para a importância da pintura mural como forma de expressão de preocupações e/ou emoções.
Aprendizagens Essenciais de EV abordadas. Os alunos foram capazes de:
» Compreender os princípios da linguagem das artes visuais integrada em diferentes contextos culturais;
» Utilizar os conceitos específicos da comunicação visual;
» Intervir na comunidade, individualmente ou em grupo, reconhecendo o papel das artes nas mudanças sociais;
» Utilizar diferentes materiais e suportes para realização dos seus trabalhos.

Trabalho final:

Trabalho final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
No painel pintado podemos ver um ecossistema terrestre

Que Espécies estão representadas na pintura?
Neste muro estão representadas cinco espécies animais que se encontram no espaço escolar exterior: melro preto, pardal, borboleta, aranha e caracol. De espécies animais estão representados agapantos e tulipas.

Materiais utilizados na pintura:
Papel, lápis de grafite, tintas, pincéis e esponja.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A Câmara Municipal de Gaia forneceu as tinas para procedermos à pintura.