Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)

Idade dos alunos:
Idade média dos alunos - 14 anos

Memória descritiva:
O projeto foi assumido de modo coletivo e em articulação interdisciplinar, sendo a concretização do mural efetuada em E.V. e passando por fases.
- Sensibilização e pesquisa de dados de caráter científico e de impacto ambiental, com especial ênfase na disciplina de C.N.. Foi estudado mais profundamente o Montado, entre os diversos ecossistemas, incluindo saídas de campo para observação in loco de caraterísticas específicas. Estas foram também objeto de pesquisa orientada e aprofundada acerca das espécies e habitat.
- Foi proposto às turmas de 8ºe 9ºano a elaboração de desenhos representativos do ecossistema e respetiva biodiversidade. De todos os desenhos foram selecionadas as figuras mais representativas e elaborada uma composição global.
- Foi feito igualmente um estudo de cor tendo em conta não só as espécies da flora e da fauna como os efeitos da luz caraterística da região.
- O aparecimento das cores quando a luz solar incide e quando atravessa a matéria, e a formação do arco íris em particular foram também o mote para abordagem curricular em F.Q.
- Foi escolhida a parede e desenhado à escala, a carvão, o projeto de mural com 8m comprimento por 4m de altura.
- Procedeu-se à pintura coletiva da base e de todos os elementos planeados, organizando turnos rotativos sob orientação da professora de E,V..

Trabalho final:

O montado

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O montado é um ecossistema seminatural em que as espécies arbóreas características são o sobreiro e a azinheira e que resulta da interação, durante séculos, entre seres humanos e natureza.
Estas árvores emblemáticas, para além da cortiça e da madeira, fornecem alimento para animais domésticos e deixam espaço para a agricultura, sendo ainda responsáveis pelo desenvolvimento de fungos muito apreciados na gastronomia. Em áreas mais secas ou onde os solos são mais pobres mantêm-se manchas de matagal mediterrânico, onde são frequentes espécies arbustivas como o rosmaninho ou a esteva. Este coberto vegetal alberga uma enorme diversidade de espécies animais, de insetos, répteis, aves e mamíferos de onde se destaca o coelho bravo e o lince ibérico. A nível europeu, o montado é considerado um hotspot de biodiversidade.

Que Espécies estão representadas na pintura?
A biodiversidade do montado está representada pela maioria das espécies que o carateriza:
Flora : Azinheira, Sobreiro, Esteva, Rosmaninho e ainda Cogumelo (que poderá ou não ser considerado espécie da flora)
Fauna : Abelha, Abelharuco, Águia, Coelho bravo, Gineta, Lince, Ouriço, Perdiz, Pôpa, Raposa

Materiais utilizados na pintura:
Lápis de carvão para o desenho base.
Pincéis
Esponjas para se conseguirem as texturas das copas das árvores
Tintas de água para a parede
Tntas de esmalte para os elementos metálicos a incorporar no mural

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Foi-nos dirigido o convite através do representante do Município no nosso conselho Eco Escolas ao qual prontamente aderimos.
O Município responsabilizou-se pela disponibilidade dos materiais para a pintura do mural.