Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 123/PE do Curral das Freiras (Câmara de Lobos)

Idade dos alunos:
5-6 anos.

Memória descritiva:
As educadoras de infância da Pré 2, da EB/PE de Santo António e Curral das Freiras (Edifício do Curral das Freiras) propuseram às crianças o desafio “Muros com vida”, que foi bem recebido por todos/as.
Numa primeira fase, foi feita uma pesquisa sobre a biodiversidade marinha. Seguidamente foi proposto ao grupo, a escolha dos seres vivos para a elaboração de cartões (reutilizando cartões do uso diário, como por exemplo, caixas de cereais) com base no que tinham visto, debatido e interiorizado. Numa segunda fase, deu-se início às pinturas no muro, pintando-o todo de azul. Posteriormente, os alunos com os stencils em cartão, por eles elaborados, começaram a dar vida ao muro azul inicialmente pintado.
Foi um projeto motivante tanto para as crianças como para a equipa da sala, unindo-nos em torno de um objetivo comum, que atualmente é necessário realçar, resultando neste trabalho que enviamos.

Trabalho final:

Muro com Vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema Aquático Marinho.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Octopus vulgaris – Polvo; Ophidiaster ophidianus – Estrela-do-mar; Caretta caretta- Tartaruga comum; Pragus pragus – Pargo; Zebrasoma flavescens- Cirurgião amarelo; Corais; Esponjas; Ulva lactuca-Algas (alface-do-mar).

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pincéis e stencils (cartões).

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos forneceu as tintas e os pincéis necessários à realização da pintura. Forneceu também 1 stencil com o logotipo do Eco-Escolas.