Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Joaquim de Araújo (Penafiel)

Idade dos alunos:
9º Ano - (14 a 15 anos)

Memória descritiva:
O trabalho surgiu na disciplina de oferta da escola (Projeto) sendo o tema do ano - O Ambiente.
Inicialmente os alunos trabalharam em 4 grupos tendo cada um como estudo um animal em vias de extinção: Raposa-do-ártico, Raposa prateada, Lobo e Lince Ibérico.
Foram assim estudados os ecossistemas destes 4 animais e as suas carências a vários níveis.
A ideia de realizar um mural surgiu por um aluno sendo esta aceite pelo resto da turma. Posteriormente foram realizados vários esboços e pinturas em pequena escala ainda na disciplina de projeto.
Numa fase seguinte os animais que foram pintados em diferentes maneiras de representação de acordo com os gostos pessoais de cada grupo. Após os desenhos/pinturas escolhidas foram projetadas para uma maior escala na disciplina de Artes Plásticas.
A ideia do fundo ser em cor preta surgiu pela sugestão que transmite esta cor de perda - ausência de luz.
O trabalho apresentado está só com 3 animais, isto porque a raposa prateada está inacabada pois será terminada para o ano. Este animal que ficou excluído do trabalho final apresentado, foi elaborada por um grupo com vários elementos com falta de assiduidade o que prejudicou o resultado final do mural com vida.

Trabalho final:

Animais em extinção

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ausência.

Que Espécies estão representadas na pintura?
No painel final estão representados: a raposa-do-ártica, lobo e o lince Ibérico.

Materiais utilizados na pintura:
Tinta plástica de exterior

O Município esteve envolvido nesta ação?