Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Idade dos alunos:
11 a 13 anos

Memória descritiva:
A turma 6.ºC vem a desenvolver com a sua diretora de turma, professora Manuela Reis, desde o ano letivo transato, um projeto que contempla a recolha de resíduos nas praias da zona Porto. Esta recolha para além de contribuir para a limpeza das praias, também tem como objetivo a reprodução de uma obra do artista contemporâneo Borbalo II, onde são reproduzidos animais, na generalidade em vias de extinção.
Quando tivemos conhecimento do desafio “Muros com Vida”, consideramos que seria ideal a fusão de ambos os projetos e decidimos pintar um dos muros da escola. E mãos à obra …
Numa fase inicial, os alunos fizeram uma pesquisa sobre as espécies autóctones da região, tendo selecionado dois para representarem: corujas e libelinha.
De seguida, os alunos elaboraram desenhos destas espécies, dos quais foi seleccionado um por espécie.
Finalmente, procederam à pintura do mural, que culminou com a aplicação dos resíduos para a representação das nossas espécies.

Trabalho final:

Vista geral do muro

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre

Que Espécies estão representadas na pintura?
Mocho e libelinha

Materiais utilizados na pintura:
- Resíduos de plástico recolhidos na praia,
- Tampas de plástico e rolhas de cortiça,
- Cápsulas de café
- Tintas e pincéis,
- Cola e veda.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Divulgou o desafio e anualmente disponibiliza uma verba de 200 € para a escola despender no âmbito do programa eco-escolas.