Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Eng. Duarte Pacheco (Loulé)

Idade dos alunos:
Os alunos têm idades compreendidas entre os 12 -13 anos.

Memória descritiva:
Pretende-se com este trabalho, enquadrado nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade, Preservar e regenerar” e “Espaços Exteriores”, embelezar a parede exterior do bloco PBX da Escola.
No âmbito desta atividade, foram reaproveitados os peixes que estão no exterior da escola “abandonados” os quais pertenceram a um projeto antigo. Depois de um estudo feito, por parte dos alunos, sobre diversos artistas plásticos, foram escolhidas oito obras que serviram de inspiração para a reconstrução/pintura dos peixes, dando-lhes uma nova vida. Neste processo de reciclagem, os peixes foram limpos, lixados e restaurados, uma vez, que os mesmos encontravam-se em, muito mau estado. Posteriormente foram pintados com as tintas fornecidas pela Câmara Municipal de Loulé e afixados com peças apropriadas na parede em forma de cardume, como se estivessem em movimento, simulando o fundo do oceano.
O restauro e a pintura dos peixes foram feitos pelos alunos do 8ºano, da turma C, sob a coordenação da professora de Educação Visual Mª del Rosário.

Trabalho final:

Cardume

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O conselho Eco-escolas decidiu tratar o Ecossistema Marinho, homenageando as lindíssimas praias do concelho de Loulé.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Nesta atividades foram pintadas peixes da costa Algarvia.

Materiais utilizados na pintura:
Na restauração/pintura foram utilizados os seguintes materiais: lixas, trinchas, pincéis, primários, massa de estuque para tapar os buracos antes da pintura e cores diversas. Na montagem foram utilizados parafusos e buchas químicas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu os materiais e participaram nos conselhos Eco-escolas onde as decisões foram tomadas.