Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Colégio João de Barros (Pombal)

Idade dos alunos:
entre os 12 e os 14 anos

Memória descritiva:
Os alunos do clube de artes fizeram pesquisa sobre o tema e analisaram o espaço disponível: um conjunto de três muros, que delimitavam vários níveis de um dos jardins da escola. Foram apresentados vários projetos, tendo sido selecionado o de uma aluna de 8.º ano. O conceito do projeto consiste em integrar a pintura num espaço ajardinado sublinhando a importância do respeito pelos ecossistemas, valorizando esteticamente o espaço escolar. Na prática, são os vários níveis do habitat de um coelho: o subterrâneo, onde existe o seu alimento (cenouras) e a sua toca (aqui representada de uma forma muito criativa), o subaéreo, com o habitat do coelho (o espaço de uma quinta, com algumas plantas e vedações de madeira) e o nível aéreo, onde se vêm aves, nomeadamente milhafres, predadores do coelho.

Trabalho final:

Trabalho final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Ecossistema representado é um quintal da região.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Na pintura estão representadas várias espécies: no nível subterrâneo destacam-se as cenouras (como alimento do coelho, que está implícito, embora ausente da sua toca, representada ao lado com várias divisões); O nível subaéreo, pretende representar o habitat do coelho, com vegetação herbácea e arbustiva. No canto inferior esquerdo é visível um caracol. O nível superior pretende representar o céu, e nele são visíveis aves a voar, nomeadamente, milhafres-pretos, muito comuns na zona, que se destacam por ser predadores do coelho.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pincéis, rolos e caneta de tinta permanente.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu as tintas para realizar a pintura.