Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Idade dos alunos:
13-14 anos

Memória descritiva:
O presente desafio intitulado “Muros com vida” contou com a participação de vários alunos do 6.º e 8.º anos de escolaridade da Escola Básica Vasco Santana, sob orientação dos professores de Educação Visual e Educação Musical, que aceitaram com entusiasmo o desafio lançado pela equipa Eco-Escolas.
Numa primeira fase, após uma sensibilização para a importância da preservação dos ecossistemas e/ou da sua recuperação, os alunos iniciaram os desenhos, revelando de imediato grande criatividade.
Em segundo lugar, procedeu-se à pré-seleção dos desenhos, nomeadamente, dois por turma, que melhor cumprissem os propósitos definidos e os requisitos constantes do regulamento do desafio.
Em terceiro lugar, foi divulgado o enquadramento em que se inseria o projeto, os participantes, os objetivos visados, assim como o conjunto de desenhos selecionados, compilados numa apresentação em Google Slides, intitulada “Muros com Vida”, através da partilha do link que seguiu via correio institucional para a comunidade escolar, ou seja, pessoal docente e não docente e os diferentes representantes das turmas da escola. Desta forma, foram todos convidados a votar num desenho da sua preferência, através de voto secreto no átrio da escola, onde se encontraram expostos os diferentes desenhos e respetivo número. Foi notório o entusiasmo no decorrer e após a votação por parte de toda a comunidade escolar que se se sentiu envolvida nesta escolha e apreciação do desenho que melhor se enquadrava no tema proposto.
Em quarto lugar, após a contagem dos votos foi divulgado o vencedor, estando o desenho exposto na vitrine destinada ao programa Eco-Escolas. Este foi submetido na Plataforma Eco-Escolas e partilhado ainda com a autarquia que, em estreita articulação, agendou para o dia 30 de maio o início da execução da pintura num muro do recinto escolar.
Finalmente, procedeu-se à realização da pintura, que contou com a colaboração de pelos menos dez alunos da turma, que colaboraram diretamente na execução da mesma, sentindo-se desta forma envolvidos na preservação e revitalização dos espaços exteriores da sua escola.

Trabalho final:

Trabalho final da pintura mural no recinto da escola

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O desenho vencedor, da autoria de uma aluna do 8.º ano de escolaridade, suscitou o agrado e a preferência da grande maioria da comunidade escolar, sendo que representa, simultaneamente, o ecossistema terrestre e aquático.
Além de revelar grande sensibilidade estética e artística, o desenho constitui um convite à calma, à tranquilidade e à contemplação da natureza envolvente, nomeadamente à biodiversidade terrestre e aquática por mais ínfima que seja.

Que Espécies estão representadas na pintura?
O desenho remete para dois ecossistemas, ou seja, terrestre e de água doce, onde se destaca um pequeno lago e a vegetação ao seu redor, designadamente: erva, arbustos, árvores, nenúfares, flores e cogumelos. Desperta curiosidade, deixando deslumbrar e imaginar pequenos animais ou insetos escondidos, prestes a surgirem do lago, das pedras ou das árvores.

Materiais utilizados na pintura:
Para a pintura do desenho vencedor: papel cavalinho A4; lápis grafite HB; borracha; aquarelas e pincéis com reservatório.
Para a pintura no muro da escola: tintas fornecidas pela autarquia; giz; pincéis; trinchas; rolos; esponjas; luvas; embalagens de plástico reutilizadas; folhas de papel de jornal e pedaços de tecido reaproveitado.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
É de referir a colaboração da autarquia que procedeu à formalização do interesse na participação da escola no projeto, através do respetivo preenchimento de formulário de inscrição da escola; articulou com a equipa Eco-Escolas, com vista ao agendamento da pintura, mediante a disponibilidade dada e forneceu as tintas para a execução da mesma, aguardando-se, contudo, o referido stencil.