Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Alpendorada (Marco de Canaveses)

Idade dos alunos:
Entre os 14 e os 16 anos.

Memória descritiva:
Este mural Eco-Escolas, realizado pelos alunos do clube de artes surgiu de um processo criativo conjunto, que resultou num projeto a aplicar numa parede do espaço exterior da escola. Vamos mencionar o que nos inspirou e as principais dificuldades sentidas ao longo do projeto.
Para explicar melhor este projeto é fundamental realçar o principal objetivo do mesmo. Sensibilizar a comunidade escolar para a preservação do meio-ambiente e da Biodiversidade. Então, decidimos usar os elementos que melhor pudessem representar essa preservação, nomeadamente: uma espécie em vias de extinção, o lince ibérico; uma espécie essencial à manutenção da vida terrestre, a abelha e o papagaio representando a diversidade de espécies.
Decidimos também incluir uma figura mítica, o elfo geralmente associado a jovens de grande beleza que vivem em sintonia com a floresta, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Esta figura está também associada a poderes mágicos de grande ligação com a natureza.
Por fim decidimos incluir o símbolo da reciclagem, os ecopontos e o pormenor do brinco a alertar o perigo das alterações climáticas.
Inicialmente, começamos por realizar alguns esboços selecionando os vários elementos que iriam compor o nosso trabalho. De salientar a preocupação que tivemos em conjugar os diferentes elementos de modo a tornar o projeto atrativo e equilibrado.

Trabalho final:

O mural (não está concluído...)

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A Floresta Mediterrânica com outros elementos associados.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Uma espécie em vias de extinção, o lince ibérico; uma espécie essencial à manutenção da vida terrestre, a abelha e o papagaio representando a diversidade de espécies.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas, Pinceis, trinchas e material de proteção.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
No financiamento de materiais.