Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Idade dos alunos:
Dos 6 aos 18 anos

Memória descritiva:
O projeto foi apresentado na primeira reunião de Conselho de Eco-escolas, tendo os presentes considerado que devíamos participar. A divulgação do projeto foi realizada através de posters afixados nos átrios do Centro Escolar e na vitrine do Projeto Eco-escolas, bem como nas redes sociais, para que todos os alunos interessados pudessem participar.
Foram entregues cinco trabalhos individuais, subordinados ao tema “Biodiversidade”.
Depois de analisados todos desenhos, as professoras coordenadoras consideraram que o projeto final devia contemplar todos os desenhos para que fosse representada uma maior diversidade de ecossistemas (aquático e terrestre). Para a concretização deste desenho final, contou-se com a colaboração do professor de educação visual - António Policarpo.
O desenho foi apresentado ao Conselho de Eco-escolas, que o aprovou por unanimidade.
Posteriormente, o desenho foi esboçado num muro do recinto escolar e procedeu-se à atividade da pintura. A pintura resultou de um trabalho coletivo, com a colaboração da autarquia e da associação de estudantes, tendo esta última coadjuvado os alunos do 1º ciclo, do 2º ciclo e do 3º ciclo do Agrupamento (2 alunos por turma de cada ano de escolaridade – cerca de 40 no total) no trabalho de pintura.

Trabalho final:

Muro com vida (T. final)

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O desenho representa dois ecossistemas: aquático e terrestre.

Que Espécies estão representadas na pintura?
O ecossistema aquático é representado por um rio, no seu percurso até à foz. Nele são exibidos alguns seres vivos: peixes e rãs.
O ecossistema terrestre é representado pela planície alentejana com os seus sobreiros, pinheiros, ovelha …

Materiais utilizados na pintura:
Tintas aquosas de diversas cores, pincéis, água, recipientes, panos e cartões.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu as tintas e os pincéis, e participou na fase inicial da pintura.