Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Carlos Ribeiro (Seixal)

Idade dos alunos:
Alunos de 6º ano com idades entre os 11 e os 16 anos, sendo a média de idades de 12 anos.

Memória descritiva:
Durante o 2º semestre, os alunos das turmas 6ºC e 6ºD realizaram e apresentaram vários projetos nas aulas de Educação Visual, com diferentes ecossistemas pintados em folhas A3, para a realização da atividade “Muros com vida”. Dos vários projetos apresentados, foi selecionado um projeto de cada turma, para ser pintado num muro da escola. Um dos projetos representa um ecossistema marinho, com as espécies tartaruga, corais e algas, o qual pretende passar a mensagem de que é necessário evitar a poluição do mar para preservar as espécies marinhas. O outro projeto selecionado representa as mãos do homem a proteger o ecossistema marinho e o ecossistema terrestre.
Embora se pretenda pintar estes dois projetos em muros da escola, foi selecionado o ecossistema marinho da turma 6ºD para a atividade “Muros com vida”. Durante as duas primeiras semanas de junho efetuou-se a limpeza e pintura do muro, por alunos de 6º ano de várias turmas. A pintura realizada ainda necessita de ser concluída, o que já acontecerá numa fase posterior à submissão deste trabalho.

Trabalho final:

Ecossistema marinho pintado num muro da Escola Básica Carlos Ribeiro

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A pintura realizada representa um ecossistema marinho, com várias espécies de algas, corais e tartarugas.

Que Espécies estão representadas na pintura?
As espécies representadas na pintura são algas, corais e tartarugas.

Materiais utilizados na pintura:
O muro foi inicialmente lavado e pintado com tinta branca. Seguidamente foi pintado com as cores amarela, preta e azul, com preenchimento de todo o muro. Posteriormente foram desenhadas a giz as espécies marinhas indicadas, realizando-se a sua pintura através da combinação de cores de tinta de água para exterior.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu parte das tintas que foram utilizadas na pintura do muro, assim como os pincéis.