Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Sec. com 3.º Ciclo de Serpa (Serpa)

Idade dos alunos:
Alunos do 9ºB, 10ºC e 11ºC

Memória descritiva:
Após a realização do projeto coletivamente, sempre se pensou articular a flora da região com a Literatura Portuguesa, nomeadamente com José Saramago e “A Maior Flor do Mundo”. Assim, estabelecemos um primeiro muro apresentando as quatro estações do ano e as respetivas espécies autóctones. Num segundo muro com as mesmas cores de fundo, os alunos escreveram uma passagem da obra de José Saramago, “Cadernos de Lanzarote”, na qual está presente a importância de olhar aquilo que nos rodeia, precisamente, durante as estações do ano.
O muro passou a chamar-se “Muro Centenário com Vida”, em homenagem à Flora da região e ao Centenário do nascimento do Prémio Nobel (1922-2022)- “As Maiores Flores do Mundo”.

Trabalho final:

Trabalho finalizado

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Está representada a flora autótone da região do Alentejo
Ecossistema terrestre - campo alentejo

Que Espécies estão representadas na pintura?
Rosa Albardeira (Poenia broteri), Flor da Esteva (Cistus ladanifer), Papoilas (Papaver rhoeas), Sobreiro (Quercus suber), Narciso (Narcissus), Lírio Branco (Iris abicans) e Girassol (Helianthus annus).

Materiais utilizados na pintura:
Tinta de Parede de Exterior.
Pinceis e rolos de pintura.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Foi o Município que desafiou a Escola a participar no desafio, tendo revelado disponibilidade total para comparticipar os materias necessários, bem como resolver todas questões logisticas relacionadas com o projeto. A articulação foi feita com a representante do Munícipio no conselho eco-escolas.