Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE Rancho e Caldeira (Câmara de Lobos)

Idade dos alunos:
6 aos 11 anos

Memória descritiva:
O projeto foi apresentado à comunidade escolar em reunião, na qual ficou decidido que se iria pintar um dos muros exteriores da escola. Dado o tamanho do muro ficou decidido que o desenho teria sensivelmente 9-10 metros de comprimento por 2 metros de altura. Em relação aos alunos, inicialmente foram apresentados aos alunos diferentes vídeos sobre a biodiversidade da ilha da madeira. Os alunos realizaram pesquisas sobre o tema. Para a realização dos projetos, a docente de Expressão plástica disponibilizou as suas aulas. Começou por dar a conhecer diferentes artistas de graffiti. Após a exposição do projeto aos alunos, estes realizaram o seu desenho. Foi feita uma seleção, após a qual concluiu-se que dada a dimensão e a grande diversidade de trabalhos, deveríamos aproveitar alguns dos elementos e construir uma composição formando um só. Dando valor a todos os trabalhos e a todos os alunos que nele participaram. No que se refere à pintura do mural o Município de Câmara de Lobos forneceu-nos o material de pintura. Na execução participou um grande número de alunos, docentes e não docentes. Este mural veio dar mais alegria ao nosso edifício. É uma perfeita junção entre a vida quotidiana do ser humano e a grande biodiversidade do nosso planeta.

Trabalho final:

Protege a Biodiversidade

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema da ilha da Madeira entre outros.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies da ilha da Madeira: plantas endémicas( , animais, bis-bis, coruja-das-torres)
De outras regiões e da madeira: abelhas, caracóis, borboletas.

Materiais utilizados na pintura:
Projeto: Lápis de cor e canetas de feltro.
Mural: Tintas de parede exterior; pincéis, trinchas e outros materiais de pintura

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Pelo facto de se ter inscrito neste projeto e nos ter dado a possibilidade de pudermos participar e nos ter fornecido material de pintura para a execução do mesmo.