Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós)

Idade dos alunos:
6-7 anos

Memória descritiva:
Este projeto surgiu no âmbito de um Projeto Internacional - Eco-Escolas no qual a turma do 1º/2º anos participou no Muros com Vida de modo a sensibilizar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.
Numa primeira fase foi apresentado e discutido este tema na sala de aula. De seguida, os alunos ilustraram uma imagem alusiva aos ecossistemas terrestres e aquáticos e foi escolhido pela turma o desenho do mural.
Em articulação com várias disciplinas, os alunos trabalharam vocabulário alusivo aos ecossistemas e espécies marinhas em inglês, trabalharam o ciclo de vida da tartaruga e realizaram várias atividades relacionadas com o tema.

Trabalho final:

Mural 5mx3m com os alunos participantes.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema aquático - mar

Que Espécies estão representadas na pintura?
Tartaruga, peixe-palhaço e alga

Materiais utilizados na pintura:
Técnica pintura com tinta plástica.
Muro com 5m por 3m.

O Município esteve envolvido nesta ação?