Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

Idade dos alunos:
Todos os alunos do CEAN participaram na criação do nosso muro com vida. As idades são compreendidas entre os 3 e os 12 anos, num total de 185 crianças

Memória descritiva:
A importância cada vez mais da proteção dos ecossistemas locais, levou o CEAN a centrar a sua temática nos montados. São ecossistemas dinâmicos, ricos e bio diversos que temos que preservar e valorizar. A sua capacidade de resistência às alterações climáticas são uma garantia de futuro. As ameaças a que os vemos submetidos nas ultimas décadas com o avanço da economia da super produção intensiva de olival e amendoal (culturas altamente dependentes de água que não temos) levou à destruição de montados milenares. As nossas espécies ícone como a Abetarda e o Sisão dependem dos montados abertos onde se cultivam leguminosas e cereais que lhe servem de alimento. Também as aves migratórias dependem deles como é o caso do Grou comum que nos visita no inverno à procura das bolotas ricas em amido dos nossos montados. A economia da pecuária com a criação de porco preto, gado bovino, ovino e caprino são garante do equilíbrio proporcionado pelos montados. A cortiça dos sobreiros e a lenha das azinheiras também são sectores produtivos que abonam ao valor dos montados para nós (predadores económicos dos recursos). As ameaças crescem e neste mural estão bem representadas nos limites superiores com alinhamentos representativos das novas tendências agrícolas nada sustentáveis. Este mural é assim um grito animado de desespero para um olhar mais atento dos nossos decisores. O Apoio e estratégia implementado pela nossa técnica Susana Bicho em articulação com a coordenação eco escolas e toda a equipa do CEAN com destaque para a prof. Fátima Camoesas contribuiu para o brilhante resultado final.

Trabalho final:

O montado um refugio encantado. O nosso magnifico mural concluído

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Montado de sobro foi o ecossistema escolhido. A evolução dos montados com diversos usos no alentejo foi representado pelo sobreiro cuja tiragem de cortiça é representada pelo numero 2 (ano de 2022) e pelos diversos usos cerealíferos típicos da nossa região. Foram representados dos tortulhos (cogumelos) que nascem na base dos sobreiros ainda hoje em zonas com menos carga de maquinaria pesada e lavouras fundas. As ameaças aos montados são registadas pelas ameaças dos padrões lineares dos olivais intensivos e super intensivos e os amendoais nos limites superiores do mural. Tentámos recriar os ícones mais emblemáticos e motivacionais para a preservação dos montados.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Abertarda comum (Otis tarda)
Sisão (Tetrax tetrax)
Grou comum (Grus grus)
Sobreiro (Quercus suber)
Azinheiras (quercus ilex)
Espécies cerealíferas, leguminosas e flores temporárias dos montados como as papoilas, os cardos, os dentes de leão. As ameaças aos montados são representações lineares que figuram os amendoais e os olivais super intensivos.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas de água, pinceis, tinas com água e panos, panos para proteção do chão, Guarda sois, chapéus e escadotes, Papel vegetal para transferência, projetor, lapís de carvão, folhas A4 e lápis de cor para os primeiros desenhos.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A técnica do município este presente e a senhora vereadora Conceição Silveirinha na definição do tema e no ultimo dia para a conclusão dos trabalhos. O município irá divulgar o mural integrando na rota de arte urbana da vila de Campo Maior e divulgando nas redes sociais do município.