Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Idade dos alunos:
Os alunos participantes no mural têm idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.

Memória descritiva:
Este desafio foi lançado à turma do 1 º ano de Técnico de Design de Comunicação Gráfica e à diretora de curso Fátima Pimenta, pelo grupo Eco-Escolas. Após a apresentação do projeto, os alunos começaram por realizar uma pesquisa sobre os vários ecossistemas e decidiram que será um ecossistema marinho.
A primeira etapa do projeto foi escolher a zona na escola a colorir. Havia uma parede bastante feia, onde os alunos passam grande parte dos intervalos que seria agradável estar bonita e que transmitisse uma mensagem. Não houve grande discussão e após aprovação da direção da escola, o projeto começou a nascer.
O convite para participar nas Jornadas da Criatividade da EPATV, ao ilustrador e graffiter Bruno Ferreira – Ezik, foi realizado já com o objetivo de motivar os alunos para a criação do mural proposto pelas Eco-Escolas.
Bruno Ferreira – Ezik, ilustrador e graffiter, veio à nossa escola e partilhou alguns dos seus desejos e projetos conseguidos com os nossos alunos. Esta foi a alavanca principal para a criatividade do grupo.
Foi muito motivadora a conversa com Bruno Ferreira – Ezik, que em 2019 foi diagnosticado com esclerose múltipla, mas que não considera que seja um obstáculo para ele, uma vez que tem grandes desafios por ilustrar.
Os alunos do curso de Design participaram também num workshop de Desenho Digital, com Bruno Ferreira – Ezik, onde o mote era a criação do mural.
Inicialmente todos fizeram um desenho digitalmente e/ou em papel. Após esta fase foi realizada a discussão e compilação de materiais para o desenho final do mural.
Posteriormente, a base principal do desenho foi marcada na parede a colorir com o auxílio de um projetor. Foi extraordinária a colaboração do ilustrador Bruno Ferreira nesta primeira pintura.
Os dias seguintes foram de pura criatividade dos alunos e da professora da área técnica Fátima Pimenta.
O trabalho final ilustra um ecossistema marinho dividido em duas partes. Uma parte com muita cor e vida, de um ecossistema puro em oposição a outra parte sem cor nem vida, que ilustra o efeito da poluição nos oceanos.
O grande objetivo deste trabalho foi o alerta para a poluição dos oceanos e para os comportamentos de todos nós. As nossas ações estão a colocar em risco a vida dos ecossistemas.

Trabalho final:

Muro com nova vida da Escola Profissional Amar Terra Verde

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Ecossistema escolhido foi o aquático, um oceano. A variedade de vida é enorme, quer de animais quer de plantas e corais.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Das imensas plantas e animais que poderiam ser escolhidas, foram selecionados: tartaruga, tubarão, anémona, cavalo-marinho, peixes exóticos, algas e corais. Foi também desenhado um navio naufragado, que serve de abrigo a vários animais.

Materiais utilizados na pintura:
Tinta acrílica, pinceis, canetas delineadoras, projetor

O Município esteve envolvido nesta ação?