Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE e creche da Nazaré (Funchal)

Idade dos alunos:
Entre os 8 e os 10 anos

Memória descritiva:
O projeto “Muros com Vida” foi proposto pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do projeto Eco-Escolas e teve o apoio do Município do Funchal. Este projeto pretende alertar para a degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, que apresentam grandes repercussões tanto nas alterações climáticas como na extinção em massa de várias espécies.
Após a apresentação do projeto aos alunos, foi realizada uma pesquisa na Internet onde observaram mares e oceanos e muitos dos seres que neles habitam. Inicialmente, foram feitos esboços e desenhos em papel e ensaiadas cores para que o trabalho final resultasse da melhor maneira possível. Posteriormente, transpôs-se para a parede o trabalho colaborativo desenvolvido pelos vários alunos que cooperaram também na composição e pintura de elementos e animais marinhos.
A parede escolhida para o efeito, foi a parede do edifício escolar junto à entrada, pretendendo-se desta forma, que a mensagem chegue a todos quantos visitam a instituição.
O trabalho foi realizado por alunos de várias faixas etárias e com a colaboração de pessoal docente. A atividade motivou os alunos que manifestaram um grande interesse em participar na mesma.
A escola agradece o apoio recebido do Município do Funchal, que tornou possível a concretização da atividade, com o fornecimento de tintas de várias cores, trinchas e pincéis.

Trabalho final:

Pintura final do trabalho

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Aquático/marinho

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representados na pintura alguns mamíferos marinhos (golfinho, lobo marinho), moluscos (polvo), crustáceos (caranguejo), estrela-do-mar, tartarugas e vários tipos de peixes (peixe-balão, peixe-palhaço, peixe-espada).

Materiais utilizados na pintura:
Foram utilizadas tintas de várias cores, trinchas e pincéis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município informou a escola da sua participação no projeto, forneceu os materiais necessários à concretização da atividade, apoiou e esclareceu dúvidas sempre que necessário.
É de referir que sem a sua colaboração a escola não teria conseguido concretizar este trabalho.
Foi uma excelente iniciativa que tornou a parede do edifício escolar muito mais bonita, tendo os alunos adorado participar na atividade.