Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)

Idade dos alunos:

Memória descritiva:
O Projeto assenta no entendimento da importância do recinto escolar enquanto espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação, espaço de convívio, partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.
O tema selecionado prendeu-se com os temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar “e “Espaços exteriores”. Dado que a escola se enquadra numa área do litoral, os alunos selecionaram “os oceanos” e diversas espécies marinhas. Deram asas à sua imaginação e criatividade. Destacaram a cavala no centro do mural para que a comunidade educativa a valorize enquanto espécie local de grande valor nutritivo.
Este projeto permitiu a articulação da escola com a Câmara Municipal de Gaia e Parque biológico. Permitiu a participação de alunos do Clube dos artistas da escola, do Clube Eco-Escolas, de outros alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade, de professores e colaboração de funcionários.
O processo criativo foi muito interessante, desde a elaboração e seleção dos esboços, passando pela pintura, pelo convívio salutar e troca de experiências. Resultou num mural artístico, inspirado nas formas sinuosas e coloridas dos mosaicos de Antóni Gaudí e representativo da preservação da biodiversidade marinha.

Trabalho final:

Mural com vida marinha

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Aquático – Oceano

Que Espécies estão representadas na pintura?
Polvo, tartaruga, medusa, cavala, estrela do mar, cavalo marinho, peixe vermelho, peixe listado amarelo, caranguejo, caracol do mar, concha de vieira e búzio.

Materiais utilizados na pintura:
Stencils e tintas oferecidas pela Câmara Municipal de Gaia e outras oferecidas pela comunidade educativa. O mural era extenso e rugoso o que dificultou a execução.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Foram estabelecidos diversos contatos entre a escola e o município. O envolvimento fez-se com espírito de colaboração, autorização dos trabalhos, entrega de materiais na escola e visita à escola.