Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

Idade dos alunos:
Dos 6 aos 11 anos. Todos os alunos do 1º Ciclo participaram.

Memória descritiva:
O nosso objetivo ao participarmos neste projeto foi o sensibilizarmos os nossos alunos para a biodiversidade marinha uma vez que a nossa escola está situada perto do mar e que muitos alunos têm familiares que são pescadores e que dependem desta atividade para se sustentarem. Com este trabalho pretendemos estimular o aumento da literacia para a biodiversidade e educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais e locais.
Este trabalho foi inspirado na biodiversidade marinha, partindo da visualização de um Powerpoint relativo a ambientes marinhos, quer em fotografia ou pintura. Seguidamente foram expostas imagens, de modo a que os alunos pudessem desenhar eles próprios elementos marinhos, primeiro em rascunho, depois em papel apropriado à pintura com tinta acrílica, que depois de recortadas foram aplicadas no mural previamente pintado a azul, com cola branca.

Trabalho final:

No fundo do mar

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Biodiversidade marinha em geral.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representadas alguns elementos da fauna e da flora marinha.

Materiais utilizados na pintura:
Papel manteigueiro
Tintas acrílicas
Pasteis de cera
Cola branca

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu as tintas, a cola branca e os pincéis.