Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

Idade dos alunos:
Entre 12 e 13 anos

Memória descritiva:
Em contexto de sala de aula, nas disciplinas de Educação Visual e de Português, os alunos de 7.ºano, iniciaram o projeto, com uma pesquisa sobre espécies polinizadoras e dispersoras de sementes e ainda sobre provérbios ligados à agricultura convencional. De seguida procederam à seleção e reprodução destas espécies pesquisadas com o intuito de a incluir no mural e fizeram o estudo da pintura. De modo conhecerem o tamanho do muro a pintar, deslocaram-se à horta e fizeram a medição deste. O projeto final foi obtido através do digital. Aguardando as condições climatéricas favoráveis, procedeu-se ao desenho do projeto no muro da horta, utilizando tecnologias antigas, como o retroprojetor e os acetatos, aproveitando a professora de Educação Visual para elucidar os alunos sobre tecnologias usados no ensino antes da era digital. Os alunos passaram o projeto para o muro utilizando materiais riscadores próprios.
Quando a chuva “deu tréguas” (choveu durante 3 semanas seguidas), os alunos iniciaram a pintura recorrendo a materiais pictóricos, nomeadamente a tinta acrílica, procurando criar efeitos tridimensionais à pintura.
No decurso deste todo este processo, os alunos foram sempre acompanhados e supervisionados pelos professores, sendo orientados sobre todas as técnicas e procedimentos a adotar em cada uma das situações que iam surgindo.

Trabalho final:

Escola Básica de Palmeira- Mural final horta

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Representação de um ecossistema terrestre (ligação à Horta, local onde foi feito o mural)

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representados:
Insetos, como por exemplo borboletas, joaninhas, formigas, abelhas, escaravelho (vaca-loura)..; lagarto
Aves como por exemplo, andorinhas, melros, pintassilgo
Diversas espécies de plantas.

Materiais utilizados na pintura:
- Materiais riscadores;
- Materiais pictóricos, principal tinta acrílica.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município forneceu as tintas. Infelizmente as tintas chegaram à escola muito tardiamente (final de maio), altura em as condições climáticas em Braga não permitiram a pintura do mural, o que atrasou imenso o projeto, que teve de ser terminado após o término das aulas, o que dificultou a participação dos alunos na finalização do mural.