Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Idade dos alunos:
Entre os 10 e os 14 anos

Memória descritiva:
A proposta apresentada para o projeto “Muros com vida”, representa a biodiversidade encontrada no espaço escolar, observada, captada e interpretada pelo olhar dos alunos do 7º ano.
O projeto, desenvolvido na disciplina de Educação Visual, permitiu que todos os alunos, através do ato de fotografar a biodiversidade da sua escola para posteriormente a desenhar, desenvolvessem a sua capacidade de atenção e observação do meio que os rodeia, e que desta forma descobrissem espécies da flora da sua escola, bem como, da sua importância para o meio ambiente.
A composição visual final resultou da contribuição das três turmas envolvidas no projeto, e a mesma foi pintada no espaço exterior, na frente dos degraus de uma das escadarias existentes no recinto escolar, a fim de contribuir para melhoramento do referido espaço, dando “vida” e cor ao mesmo.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre representativo das espécies da flora existentes nos canteiros da escola.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Dimorphotheca rosa e roxa; Taraxacum officinale (dente-de-leão); Aroeira vermelha; Schinus molle (pimenteira); Viburnum tinus; Melia azedarach; Nepholepis cordifólia (feto); Epipremnum aureum; Brachychiton populneus

Materiais utilizados na pintura:
Na pintura exterior, foram utilizadas tintas plásticas (disponibilizadas nas cores amarelo, azul, vermelho, branco e preto), rolos, trinchas e pinceis de espessura diversos.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Mesmo antes da escola se ter inscrito no projeto, o município através dos seus representantes informaram a escola da sua intenção em aderir a este projeto, mostrando-se disponíveis para colaborar com a escola caso esta estivesse interessada em participar. Na reta final do projeto, o município forneceu as tintas, pinceis e rolos necessários para a realização das pinturas no exterior. O município demonstrou sempre a sua disponibilidade em colaborar com a escola no que fosse necessário.