Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

Idade dos alunos:

Memória descritiva:
"O projeto “Muros com Vida” foi apresentado aos alunos das turmas B e C do 8º ano nas aulas de Educação Visual, sob o mote “Conhece e pinta os animais de Sintra” lançado pelo Município.
Juntamente com a Direção, foi escolhido o local apropriado para o desenvolvimento do projeto e , em seguida, foram tiradas as medidas ao muro a intervir, tendo sido dividido em duas partes, em que metade seria de uma turma e a outra metade de outra.
Posteriormente, os alunos realizaram o projeto gráfico-visual à escala, baseando-se no ecossistema existente no Parque Urbano Rinchoa-Fitares. Para tal, foi-lhes fornecido imagens da fauna e da flora do Parque para se inspirarem na realização da composição.
Depois dos projetos realizados, foram selecionados dois desenhos, um de cada turma, tendo em conta a interligação e coerência, para que o trabalho final resultasse num desenho contínuo. Os trabalhos selecionados foram do Gabriel Dias do 8ºB e do Tiago Gonçalves do 8ºC.
As espécies representadas foram: cobra rateira, borboleta azul-celeste, libélula-tira-olhos-imperador, chapim azul, guarda-rios, lagartixa-do-mato, mariposa-ocelada e rã verde. A flora foi inspirada em algumas imagens fornecidas pelas professoras de Ciências Naturais das duas turmas, através de documentação partilhada pelo Município, e serviram para dar equilíbrio à composição.
Seguidamente, os alunos marcaram uma grelha quadriculada de ampliação no muro, previamente realizada nos desenhos originais, com o auxílio de giz, fita métrica e régua de madeira. A partir daqui desenharam os elementos dos projetos na parede.
Deram depois início às pinturas, utilizando tintas fornecidas pela Câmara Municipal, pincéis, trinchas, aventais, cartões, frascos e potes para colocar a tinta e para os alunos fazerem as misturas de cor.
Foram utilizadas as aulas de Educação Visual, em que as turmas vinham em bloco pintar o muro. Existiu um grande espírito de equipa, empenho e cooperação entre os alunos.
Os projetos iniciais dos alunos foram depois expostos no átrio do bloco A da escola para apresentação à comunidade educativa."
Rita Ferreira (Professora de Educação Visual)
"Na pintura mural da nossa escola, escolhi desenhar vários animais terrestres existentes na zona envolvente da nossa escola, onde há muita biodiversidade: guarda-rios, lagartixa-do-mato, mariposa-ocelada e rã verde. A vegetação que utilizei combina com os animais e é semelhante à da Mata de Fitares que existe perto da nossa escola."
Gabriel Semedo Dias (8ºB)
"A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza. Pode-se dizer que a natureza, com sua dinâmica perfeita e inquestionável, atribuiu às cobras a importante missão de controlar os pequenos animais por meio da alimentação. Por isso é que eu escolhi a cobra rateira. Escolhi, também, a borboleta azul celeste, porque estes insetos são animais muito importantes para os ecossistemas terrestres, desempenhando papéis ecológicos fundamentais, como a polinização de diversas plantas. As libélulas-tira-olhos-imperador são insetos predadores que pertencem à ordem Odonata. Estes animais exercem um papel importante no controle biológico de pragas e atuam como bioindicadores de qualidade ambiental. O chapim azul é das espécies mais coloridas da avifauna portuguesa, com asas azul-claras e uma única barra alar branca. Estes são os motivos pelos quais eu escolhi estes animais para o meu trabalho."
Tiago Gonçalves (8ºC)

Trabalho final:

Muro pintado com a fauna e flora do Parque Urbano Rinchoa-Fitares

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O ecossistema representado pertence ao Parque Urbano Rinchoa-Fitares, na Junta de Freguesia de Rio de Mouro, Conselho de Sintra.
Este Parque, vulgarmente designado pela população como Mata de Fitares, é contíguo à escola e é regularmente utilizado para atividades da comunidade escolar, como saídas de campo em Ciências Naturais e aulas de Educação Física. É também utlizado pela população da freguesia para atividades de desporto, lazer entre outros.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Cobra rateira
Borboleta azul-celeste
Libélula-tira-olhos-imperador
Chapim azul
Guarda-rios
Lagartixa-do-mato
Mariposa-ocelada
Rã verde

Materiais utilizados na pintura:
Para realizar os desenhos: giz, fita métrica e régua de madeira.
Para as pinturas: tintas de base aquosa, pincéis, trinchas, aventais, cartões, frascos e potes para colocar a tinta.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A Câmara Municipal de Sintra desde logo deu o apoio necessário à execução da atividade, fornecendo a documentação necessária relativamente ao Parque Urbano Rinchoa-Fitares no que diz respeito à fauna e flora ali identificadas. Forneceu ainda os stencils e as tintas necessárias para a pintura do muro. Nas reuniões do Conselho Eco-Escolas e nos telefonemas realizados, foram também sempre acessíveis e disponíveis no apoio solicitado.