Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica Júlio Dinis (Vila Nova de Gaia)

Idade dos alunos:
10, 11 e 12 anos

Memória descritiva:
A proposta de participação na atividade "Muros com Vida" foi apresentada e aprovada no Conselho Eco-Escolas na sua segunda reunião. Ficou definido a elaboração de um protótipo em papel e este foi executado por um grupo de alunos do 6º ano.
Realizado um mapa de palavras relacionado com a biodiversidade da nossa localidade, apareceram o nome de animais como a formiga, joaninha, caracol, borboleta… as árvores de fruto e pinhais existentes na nossa terra. Foram ainda incorporadas as flores, um exemplar de ave, o estendal de roupa, o sol e um menino a cuidar da natureza.
Uma vez que não havia nenhum elemento com capacidades para desenhar e representar esta biodiversidade de acordo como ela é, pesquisamos na net a melhor forma de as representar e chegou-se aos bonecos animados e todos felizes que estão representados neste mural.
Recorrendo a várias técnicas de representação, o coordenador Eco-Escolas fez o esboço do trabalho no muro e os alunos coloriram, experimentando uma mistura de cores imensa. Foram convidados a participar, alguns alunos das turmas do 6ºB e 6ºC, assim como os elementos do conselho eco-escolas.
No final ficou a sensação de satisfação pelo produto final.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Campo

Que Espécies estão representadas na pintura?
Abelha, Caracol, Borboleta, Lagarta, libélula, formiga, joaninha, melro, cogumelo, tulipa, margarida, girassol, pinheiro e laranjeira.

Materiais utilizados na pintura:
Pincéis e tintas acrilicas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município desafiou a escola a participar na atividade e foi acompanhando o processo, tendo fornecido as tintas,