Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 1/PE da Marinheira (Câmara de Lobos)

Idade dos alunos:
6 aos 8

Memória descritiva:
A escolha da nossa escola recaiu sobre a representação das levadas da Madeira. Estes são caminhos de água e floresta onde se podem descobrir espécies raras. Estas levadas consistem em percursos com mais de 3 mil quilómetros, numa ilha com pouco mais de 700 quilómetros quadrados, que serpenteiam as montanhas e os seus cumes rochosos, passam por veredas íngremes, por túneis naturais que atravessam a rocha e por lagoas cristalinas. Ao caminhar pelas levadas da Madeira também é sinónimo de explorar parte da floresta Laurissilva que é Património Mundial. Também o estado português prepara-se para apresentar a candidatura das levadas da Madeira a Património Mundial da UNESCO em 2023. Estes canais de água públicos também representam a história da água na Madeira uma vez que começaram a ser construídos no século XV, no início do povoamento da ilha, e a sua obra prosseguiu até ao século XX.
Ao percorrer as levadas descobrimos a floresta Laurissilva, floresta endémica da Macaronésia (região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), que em 1992 foi incorporada na rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa e constitui uma Zona de Proteção Especial (ZPE), no âmbito da Diretiva Aves e um outro conjunto de áreas protegidas, das quais destacamos o Parque Natural da Madeira. Estes percursos estão integrados na nossa natureza e permitem-nos ir ao encontro de inúmeras espécies raras, algumas delas únicas da Madeira.
Foi com o intuito de dar a conhecer muitos destes espaços e as espécies que nele habitam, que desenvolvemos este trabalho sem esquecer da importância da água num ecossistema terrestre em que a comunidade se envolveu de diversas formas para o preservar.
Para a concretização deste trabalho, este grupo de alunos realizou visitas de estudo, participou em ações de sensibilização e realizou diversos trabalhos referentes ao tema, sendo hoje capazes de identificar diferentes espécies da nossa flora e fauna florestal. Posteriormente foram selecionadas imagens para reprodução no muro, tendo sido este o resultado final!

Trabalho final:

Trabalho Final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre - floresta de caraterísticas subtropical húmida

Que Espécies estão representadas na pintura?
Estão representadas a urze-molar (Erica arborea), a uveira-da-serra (Vaccinium padifolium), o mocano (Pittosporum coriaceum), o feto (Arachniodes webbiana) e briófitos nos quais se incluem os musgos (há 7 musgos que são endémicos do Arquipélago da Madeira).

Materiais utilizados na pintura:
Tintas para exterior e pincéis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu tintas, pincéis e logotipo.