Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Dr. Eduardo Brazão de Castro (Funchal)

Idade dos alunos:
Dos 11 aos 15 anos.

Memória descritiva:
Após a apresentação do regulamento do concurso Muros Com Vida, os alunos abordaram o conceito de Arte Urbana e colocaram mãos ao trabalho no âmbito do tema Biodiversidade interligando-o com a realidade escolar.
Através do compartilhamento espontâneo de ideias, criou-se uma dinâmica de grupo, na qual se explorou a potencialidade criativa do grupo-turma na busca de uma solução para o nosso Muro.
Assim, surgiram várias ideias prevalecendo as seguintes: o caracol terrestre, que, por desenvolver a sua paulatina atividade nos ambientes húmidos, representa o ritmo de aprendizagem de cada aluno, atendendo às suas dificuldades e diferenças, numa escola atual que se pretende inclusiva. As formigas, importantes para o equilíbrio ecológico, ao dispersarem as sementes de determinadas plantas, ensinam-nos a ultrapassar adversidades. As abelhas, que na busca do pólen polinizam diversas plantações, desempenham também um importante papel no equilíbrio dos ecossistemas. Tal como as formigas, as abelhas são excelentes modelos de organização, cooperação, trabalho e persistência. Estes pequenos insetos são um exemplo da disciplina e da força do trabalho de grupo. Além disso, mostram-nos o quão valioso é vivermos em sociedade. Para a representação de um elemento da flora escolhemos o Ranúnculo, também conhecido por Douradinha. Esta flor simples, composta apenas por 5 pétalas que floresce na nossa floresta Laurissilva, representa a beleza natural.
De seguida, procedeu-se à escolha do espaço a pintar e da disposição das diferentes espécies, de forma a criar um habitat dinâmico e harmonioso.
Apesar da pintura se encontrar num muro pertencente ao edifício da escola, também a perspetiva de quem passa na estrada foi tomada em consideração, ao mesmo tempo que se procurou integrar os diferentes elementos pintados com as plantas do jardim, mais precisamente com os troncos das árvores.
Por fim, reunimos esforços, dividimos tarefas, partilhámos experiências, tintas e pincéis e apresentamos o nosso muro com vida.
Concluímos com a seguinte afirmação que aborda valores essenciais para a preservação do meio ambiente e para a vida em comunidade: “Quando o Homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará de ensiná-lo a amar o seu semelhante”. (Albert Schwweitzer)

Trabalho final:

Trabalho final.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Caracol terrestre; formigas; abelhas e para representação da flora escolhemos o Ranúnculo, também conhecido por Douradinha.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas e pinceis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município forneceu-nos:
- 2 latas de tinta de 0,75l na cor azul;