Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)

Idade dos alunos:
10 anos aos 14 anos

Memória descritiva:
Mural – Dia Mundial da Árvore
Projeto: Realização de uma pintura recriando a figura feminina.
Objetivo: Realizar a pintura de uma Árvore inspirado na figura feminina – Deusa da Fertilidade.
Metodologia:
Realização de um estudo no tamanho A4, onde são esboçadas as linhas principais do tema que se pretende recriar.
Preparação da folha do papel de cenário (120cmX160cm) envolvida num expositor, que vai servir de suporte.
Transferência do desenho (estudo) da folha A4 para o papel de cenário, aplicando a escala de ampliação nas proporções adequadas.
Identificação e preparação das cores (tintas acrílicas) distribuídas pelas diferentes paletas e boiões, bem como a seleção das zonas onde serão aplicados os lápis de pastel seco – com este material os alunos procuram trabalhar técnicas de fusão e esbatimento de cores.
Os alunos preparam os materiais e selecionam zonas do desenho para iniciarem a aplicação dos diferentes pigmentos cromáticos – inicia-se o processo de descoberta e alguma “magia”.
Recriação de uma árvore com formas humanizadas femininas, com fantasia, figurativo, estilizado com cores variadas.

Trabalho final:

Deusa da Fertilidade

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
“O pinheiro-manso é considerado uma espécie pioneira (das primeiras em termos de sucessão ecológica), capaz de viver em terrenos pobres, marginais e desertificados, onde contribui para criar as condições que permitem o restabelecimento de outras espécies. Comum um pouco por todo o país, embora mais abundante a sul do Tejo, o pinheiro-manso é facilmente reconhecível pela sua copa ampla, densa e arredondada.” (https://florestas.pt/conhecer/pinheiro-manso-a-especie-pioneira-que-lembra-um-guarda-sol/)

Que Espécies estão representadas na pintura?
Pinheiro Manso (Pinus pinea)
Características: Prefere Solos arenosos, climas quentes e secos.
Local: Alentejo litoral e zona Centro.
Utilizações: Madeira para carpintaria e construção naval. Produção de pinhão.

Materiais utilizados na pintura:
- Pincéis
- Papel de cenário
- Tintas acrílicas e lápis de pastel seco (Soft Pastels)
- Panos de limpeza
- Lápis de grafite de diferentes durezas

O Município esteve envolvido nesta ação?