Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/PE da Lourencinha (Câmara de Lobos)

Idade dos alunos:
Alunos das turmas de 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos de idade.

Memória descritiva:
Com o intuito de contribuir para mobilizar a comunidade para a prevenção dos ecossistemas e alertar para as alterações climáticas que têm levado à extinção em massa de várias espécies, decididos contribuir com a elaboração de uma pintura no recinto escolar, onde após a sua finalização podemos contemplar um espaço de educação, arte, contemplação, partilha e até mesmo de comunicação dos princípios de sustentabilidade. Tentamos através da pintura transmitir uma mensagem não só ligada aos “Espaços Exteriores”, que em muito tentamos preservar na nossa escola, como o tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” deverá sempre fazer parte do nosso dia-a-dia.
Numa primeira fase e após a aprovação do desenho a pintar pelos membros do conselho Eco-Escolas, a imagem será reproduzida em esboço na parede situada no recinto escolar pelos professores coordenadores da atividade. Numa fase seguinte, com a ajuda dos alunos envolvidos no projeto serão dados os primeiros contornos dando cor e vida à imagem de todo o ecossistema representado. Ao longo de diferentes etapas a imagem será colorida na totalidade.
Numa fase final, os professores coordenadores darão os retoques finais até ser fotografada a imagem final. Essa mesma imagem embelezará o nosso recinto escolar assim como, chamará atenção de todos os que nos visitam.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
A imagem pintada representa um ecossistema terrestre, que podemos encontrar e visualizar numa floresta ou num campo e onde um conjunto de comunidades vivem num determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Temos representados na imagem espécies animais como uma abelha, lagartas, um caracol, borboletas, um gafanhoto e uma aranha, além de plantas.

Materiais utilizados na pintura:
Giz, poscas, pinceis de diferentes tamanhos e tintas acrílicas de várias cores.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Após o incentivo do nosso município para a participação da escola no projeto, fomos contemplados com os materiais necessários e todo o apoio para que a pintura final fosse real.