Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Básica do Bonito (Entroncamento)

Fotografias:

Memória descritiva:
Na Escola Básica do Bonito, os alunos tomaram consciência da importância da correta separação dos resíduos e de com fazê-lo utilizando os ecopontos. Construíram os ecopontos e, em simultâneo, quiseram relembrar os animais em vias de extinção porque não conseguem sobreviver sobretudo quando os seus habitats são destruídos através dos incêndios florestais ou quando o Homem os caça em demasia.
Assim, os ecopontos foram construídos reutilizando embalagens respeitando as suas especificidades e cores, com a forma dos animais escolhidos. Os alunos do JI construíram o ecoponto amarelo para plástico e metal, o 1º ano , o ecoponto azul, para papel e cartão e os alunos do 2º ano, o vidrão.
O vídeo por vós enviado " Geração Verdão", o livro requisitado na BE intitulado " Em grande forma - O AMBIENTE" recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, e os powerpoints construídos sobre a temática " Os animais em Vias de Extinção", foram a motivação para este maravilhoso projeto. Para os alunos do Jardim de Infância foram mostradas várias imagens para realçar vários aspetos do focinho do leão.
JI - ecoponto amarelo - leão
1º ano - ecoponto azul - elefante
2º ano - ecoponto verde- tartaruga
Os encarregados de educação também foram convidados a colaborar na recolha de garrafões de água, meias e tampas para a construção do vidrão (tartaruga).
Os alunos do JI reutilizaram caixa de cartão que foi recortado para o focinho, o papel kraft existente na escola para forrar o bidão, que fora oferecido. Para a juba do leão foi reutilizada manga de plástico amarelo cortado em tiras e depois colado.
Para a construção do papelão " Elefante" reutilizaram-se garrafões de água que foram recortados dando forma às diferentes partes do elefante. Para o corpo utilizou-se uma caixa de cartão.
Os alunos participaram com entusiasmo e colaboraram em pequenos grupos na recolha de materiais, pintura, colagens e apoio na decoração do espaço para a exposição: recolha de seixos, a "vegetação " mãos dos alunos.
A Entrada da Escola está decorada e a mensagem é assim difundida a todos. Cada grupo escreveu uma mensagem apelando ao uso correto do seu ecoponto. Os alunos do JI e 1º ano, com a ajuda das professoras, escreveram duas quadras cada. Os alunos do 2º ano escreveram uma frase alusiva ao correto uso do vidrão que menciono.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
TARTARUGAS EM EXTINÇÂO, NÂO ! PÕE O VIDRO NO VIDRÃO.
CUIDA DO MEIO AMBIENTE , SEPARA OS RESÍDUOS CORRETAMENTE!