Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Fotografias:

Memória descritiva:
O Desafio foi lançado ao grupo da Sala dos Golfinhos do Pré-Escolar (dos 3-6 anos de idade).
Existiram várias ideias, mas a que prevaleceu foi a construção de um “FOGUETÃO”, formado pelos 3 Ecopontos.
Iniciamos esta atividade com o desenho do projeto do ECOPONTO “Foguetão”, envolvendo as crianças com a orientação dos adultos. Foi feito o desenho utilizando objetos de grandes dimensões para dar forma ao esquema do foguetão e pintar com as cores respetivas.
A partir do desenho passámos à recolha dos materiais…uns existentes na sala, outros recorrendo à família e amigos.
Na procura de materiais recicláveis, conseguimos juntar na sala: 3 caixas de cartão iguais, para dar forma a cada ecoponto. E para a sua decoração: quatros rolos de cartão, embalagens tetra pack, de plástico, metal, cartão, papel e recortes em branco para imitar os recipientes de vidro. Outros materiais: tintas, cola, lápis, velcro …
Para o Ecoponto Azul mantivemos o formado da caixa original que foi pintada e depois feito um recorte, em forma de retângulo, para depositar o papel e o cartão.
O Ecoponto Amarelo também foi feito com o formato da caixa e pintado de cor amarela e para depositar as embalagens fizemos um recorte, em forma de triângulo.
Foi combinado com as crianças que o vidro ficaria no topo do foguetão e tivemos de dar forma à caixa para tivesse algumas semelhanças, pintar de verde – Ecoponto Verde - e fazer um recorte numa forma diferente, o círculo.
Cada Ecoponto foi decorado de acordo com o que se deve depositar corretamente.
No final foi feita a junção dos 3 ECOPONTOS com velcro, dando a possibilidade de montar e desmontar o “foguetão", que assenta em quatro cilindros de cartão pintados de vermelho.
E agora é só participar na viagem da SEPARAÇÃO!

Frase que apele à correta separação os resíduos:
“Os resíduos quero SEPARAR… desde aqui até à LUA”