Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola Secundária de D. Duarte (Coimbra)

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito de “Geração Verdão” e do concurso UPCYCLING cujo principal objetivo pretende contribuir para o desenvolvimento da economia circular em Portugal e para o aumento da reciclagem através da Formação e Educação no Contexto Escolar, aceitámos o desafio de participar enquanto turma do 3.º Ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária D. Duarte neste projeto. A atividade UPCYCLING consiste em decorar ecopontos reutilizando materiais provenientes de embalagens.
Primeiramente analisámos as três embalagens vazias recuperadas da primeira vida como proteção de material eletrónico e depois de uma chuva de ideias coletiva decidimos, em primeiro lugar pintar os recipientes, nas três cores da reciclagem que pretendemos fazer, depois arranjámos cestos de basquete a que juntámos a frase “MARCA PONTOS TODOS OS DIAS”. Cada ecoponto tem ainda uma frase selecionada:
- Azul “BOAS PRÁTICAS MUDAM O MUNDO”
- Amarelo “COLOCA O LIXO NO SEU LUGAR, SE O MUNDO QUERES SALVAR”
- Verde “O LIXO É TEU! O MUNDO É NOSSO USA-ME”
Juntamos vídeo do processo que desenvolvemos na disciplina de Animação Sociocultural.
Marca pontos todos os dias 3º ASC Upcyclying - https://www.youtube.com/watch?v=TpmrJBifqNg

Frase que apele à correta separação os resíduos:
“MARCA PONTOS TODOS OS DIAS”.
Cada ecoponto tem ainda uma frase selecionada:
- Azul “BOAS PRÁTICAS MUDAM O MUNDO”
- Amarelo “COLOCA O LIXO NO SEU LUGAR, SE O MUNDO QUERES SALVAR”
- Verde “O LIXO É TEU! O MUNDO É NOSSO USA-ME”