Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 2 – Upcycling | Construção de Ecopontos

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

Fotografias:

Memória descritiva:
A primeira fase do projeto foi a recolha de sugestões, com o envolvimento da família. Foi decidido construir o EcoPonto, a partir de uma lata de óleo automóvel para oficina (capacidade de 208 litros).
Antes da sua elaboração, os alunos pesquisaram sobre os metais: história, composição, tipos, produção e reciclagem. Após a pesquisa, perceberam que, os efeitos tóxicos dos metais geram problemas de saúde permanentes, tanto nos seres humanos como no ecossistema. A primeira razão da escolha da lata de óleo automóvel para a construção do EcoPonto foi de reutilizar esse recipiente. Ainda motivaram: a sua capacidade de recolha e a possibilidade de ser utilizado tanto num espaço interior como num exterior da escola.
A construção do EcoPonto, também, incluiu: um bidão de recuperação de óleo usado para o pilhómetro; pilhas alcalinas para a identificação da turma; tintas para caracterizar os três ecopontos; cartão para o tampo; tampa de detergente para a pega do tampo; contraplacado usado para as divisórias (interior); cola para colar o símbolo dos 3Rs.
Ao longo do processo de elaboração do EcoPonto, os alunos mostraram-se bastante entusiasmados, tendo gostado do resultado final.

Frase que apele à correta separação os resíduos:
Juntos, temos o poder
De o Planeta melhorar