Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

BANDA DESENHADA

Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Prancha(s) de danda desenhada:

Memória descritiva:
Grupo de trabalho: Turma 5.º8 da Escola Básica 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (23 alunos com idades compreendidas entre 10 e 11 anos).
No âmbito da disciplina de Ed. Visual foi proposto, aos alunos da turma, participarem no Desafio - “Geração Verdão” com uma BANDA DESENHADA inspirada na visualização do Vídeo “Geração Verdão”.
Com base no método de resolução de problemas, o processo de trabalho da turma passou por um conjunto de etapas com o objetivo de responder à necessidade de criar uma banda desenhada que transmitisse a importância do Ciclo da Reciclagem e que tivesse como título “Transformar o velho em Novo”.
Na 1.ª fase, em sala de aula, com orientação da docente, visualizaram o Vídeo “Geração Verdão” e tiveram como referência os recursos disponíveis no site Geração Verdão em parceria com a Novo Verde.
Na 2.º fase foi elaborado um guião da história a várias mãos, com o contributo de todos os alunos. Após a elaboração do guião, os discentes elaboraram as bandas desenhadas em grupos de dois, ficando cada elemento do grupo responsável por uma das pranchas. A pares depararam-se com o desafio de terem que situar ações no tempo e no espaço, idealizar o local ou os locais onde se iria desenrolar a história e descrever e registar passo a passo a sequência das cenas. Tiveram também que desenhar as personagens de acordo com a caracterização das mesmas. Realizaram vários estudos gráficos.
Na 3.ª fase usaram o papel vegetal para a repetição e transferência dos cenários, das personagens e dos objetos. Treinaram os balões de fala e foi escolhido o tipo da letra que seria aplicado no projeto final.
Na 4.ª fase do projeto foram selecionadas as melhores Bandas Desenhadas pelos alunos da turma. Após esta seleção foi eleita a melhor Banda Desenhada a ser submetida a concurso.
LISTA DE ALUNOS DA TURMA:
1-Alice Faria e Sousa
2-Alice Maria Henriques de Jesus Spínola