Geração Verdão | Trabalhos 2022

ATIVIDADE 1 – Recriar | Inspiração: vídeo Geração Verdão

BANDA DESENHADA

Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Prancha(s) de danda desenhada:

Memória descritiva:
A realização deste projeto foi proposto a duas alunas do 8.º ano, cujo talento e a capacidade para o desenho são notórias, pretendendo valorizar esse talento e contribuir para a auto valorização e reconhecimento das suas capacidades, ao mesmo tempo que se pretendia alertar para a correta separação de resíduos.
Inicialmente foi feita uma reunião com as duas alunas e a coordenadora do programa Eco-escolas no colégio, tendo sido analisado o regulamento do concurso e visualizado o vídeo da Geração Verdão. O vídeo foi revisitado várias vezes e foram feitas quatro reuniões, ao longo do 1.º e 2.º período, para acompanhar a evolução do desenho e a criação da história. A história e as vinhetas foram criadas pelas alunas até à fase de início da pintura. Nesta fase, e devido ao contexto de pandemia que ainda vivemos, a assiduidade destas alunas sofreu alguns percalços e foi necessário alargar o grupo de trabalho. Foram então convidadas para dar continuidade ao projeto duas alunas do 6.º ano, que foram responsáveis pela pintura e criação do título. A pintura foi feita a lápis de cor e em par de trabalho. O título relaciona-se com o caminho escolhido para a ilustração, que começa a preto e branco e vai sendo colorida à medida que o Verdão vai dando dicas sobre a separação correta dos resíduos e as personagens da história vão aprendendo a usar adequadamente os ecopontos. A história termina com as vinhetas coloridas, evidenciando que o mundo é mais colorido se conhecermos as regras de convivência, bem-estar e sustentabilidade.
O envolvimento das alunas, quer do 8.º ano, quer do 6.º ano, foi notório e muito positivo. Tendo sido um trabalho a quatro mãos, que revela as sinergias criadas para um trabalho comum.